EDITORIAL Nº49

Nosso Portal se cobre de beleza com imagem da pintura cusquenha, a Virgen Cerro. O trimestre que corresponde aos meses de abril, maio e junho de 2012, apresenta autores do Brasil, da Costa do Marfim, da Espanha, do México e da Venezuela.

Do Brasil:

Geice Peres Nunes é licenciada em Língua Espanhola e respectivas literaturas, mestre em Letras e doutoranda em Estudos Literários.

Livia Grotto é doutoranda na Universidade Estadual de Campinas em Literatura Comparada. Dedica-se ao estudo de Jorge Luis Borges e de Gómez de la Serna.

Lourdes Kaminski Alves é professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Literaturas  Vernáculas e doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada.

Manoel de Andrade é poeta, ensaísta, com vários artigos publicados no Brasil e no exterior.

Nilton dos Anjos é professor de Filosofia e Pensamento Cultural Brasileiro, licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre e doutor em Ciência da Literatura.

Toani Caroline Reinehr é acadêmica do curso de Letras Português/Espanhol na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura.

Da Costa do Marfim:

Williams Jacob Ekou é  professor de lingüística geral da Universidade de Cocody-Abidjan e doutor em Línguística. É  autor de livros de gramática espanhola para francófonos.

Do México:

Cándida Elizabeth Vivero Marín é professora titular da Universidad de Guadalajara, doctora em Letras com  diversos artigos em revistas especializadas. 

Da Venezuela:

Alexis Márquez Rodríguez, crítico literário e professor da Universidad Central de Venezuela.

Em VIDA&POESIA, Manoel de Andrade apresenta A Náusea.

Em WEBLÍNGUA, Aléxis Márquez Rodríguez explica Desaforado, escatológico, protagonista.

Em CRIAÇÃO, temos as autoras:

Geice Peres Nunes com Pedra Bonita e a denúncia do atraso nordestino em tempos de modernidade.

Lourdes Kaminski Alves e Toani Caroline Reinehr com O narrador e sua matéria: processo mimético e alegoria em José Saramago.

Em ESTUDOS LINGUÍSTICOS, Williams Jacob Ekou apresenta Observaciones acerca de la jerarquización de las funciones sociales de las lenguas en Costa de Marfil.

Em ESTUDOS LITERÁRIOS, temos os autores:

Cándida Elizabeth Vivero  Marín com ¿Acaso hubo Revolución? Aproximaciones críticas en torno a algunos textos de narradoras mexicanas nacidas a partir de 1970.

Livia Grotto com Bajo la materia de la verdad, un Blanco Nocturno.

Nilton dos Anjos com Luis de León: tradudor humanista nos primórdios da modernidade.

 Agradecemos aos autores que participam do número 49 de Hispanista, neste contínuo e gratificante exercício do saber. Que a Virgen Cerro com sua ampla saia e coroada com a Santa Trindade nos cubra de muita paz e sabedoria.

Suely Reis Pinheiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

En VIDAL POESÍA, Manoel de Andrade presenta La  Náusea.

En WEBLENGUA, Aléxis Márquez Rodríguez explica Desaforado, escatológico, protagonista

En CREACIÓN tenemos los siguientes autores:

Geice Peres Nunes con Pedra Bonita e a denúncia do atraso nordestino em tempos de modernidade.

Lourdes Kaminski Alves y Toani Caroline Reinehr con O narrador e sua matéria: processo mimético e alegoria em José Saramago.

En ESTUDIOS LINGUÍSTICOS Williams Jacob Ekou presenta Observaciones acerca de la jerarquización de las funciones sociales de las lenguas en Costa de Marfil.

Em ESTUDOS LITERARIOS temos os seguintes autores:

Cándida Elizabeth Vivero  Marín con ¿Acaso hubo Revolución? Aproximaciones críticas en torno a algunos textos de narradoras mexicanas nacidas a partir de 1970.

Livia Grotto con Bajo la materia de la verdad, un Blanco Nocturno.

 

Nilton dos Anjos com Luis de León: tradudor humanista nos primórdios da modernidade.

 

Damos gracias a los autores que participan del número 49 de Hispanista, en este continuo y gratificante ejercicio del  saber. Qué la Virgen Cerro con su amplia falda y coronada con la Santa Trinidad nos cubra de mucha paz y sabiduría.

Suely Reis Pinheiro

 

 

 

 

 

osso Portal está embelezado com a imagem do Cristo Redentor, em homenagem à cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, festejada em 01 de março. O trimestre que corresponde aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2012, apresenta autores do Brasil, da Espanha e da Venezuela.

Do Brasil:

Ana Cristina dos Santos, doutora e professora do Mestrado do Departamento de Letras Neolatinas da  Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.

Leandro da Silva Gomes Cristóvão, graduado em Letras, Especialista em Língua Espanhola, mestre em Letras Neolatinas, doutorando de Estudos da Linguagem.

Manoel de Andrade, poeta e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no Exterior.

Renata Martuchelli  Tavela, Licenciada em Letras, mestranda em Literatura Portuguesa e aluna da Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras.  

Taiana Cristina da Rocha Braga, licenciada em Letras, especialista em Literatura Espanhola Contemporânea e pós-graduanda em Literaturas Hispânicas na Faculdade de Letras da UFRJ.  

Da Espanha:

Ana I. Carballal, doutora, professora na Universidade de Nebraska em Omaha e mestre em Língua Espanhola e literatura hispano-americana.  

Magdalena Aguinaga Alfonso, doutora em Literatura Espanhola, Catedrática de Língua e Literatura Espanhola do Ensino Médio em I.E.S. Carlos Casares de Vigo.

María Dolores Aybar Ramírez, licenciada em Filologia Francesa, mestre em Letras Modernas,  doutoranda em Estudos Literários, docente de Literatura Espanhola na UNESP.  

Da Venezuela:

Alexis Márquez Rodríguez, crítico literário e professor da Universidad Central de Venezuela.

Em VIDA&POESIA Manoel de Andrade apresenta Nos Rastros da utopia.

Em WEBLÍNGUA Aléxis Márquez Rodríguez explica Genéricos. 

Em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS Leandro da Silva Gomes Cristóvão presenta Imagens de si no discurso de professores de Espanhol Língua Estrangeira.

 Em ESTUDOS LITERÁRIOS temos os seguintes autores:

Ana Cristina dos Santos e Renata Martuchelli Tavela com Malinalli: a reconstrução identitária de uma personagem histórica.   

Ana I. Carballal com La parodia y su articulación en la obra de Marco Antonio de la Parra: King Kong Palace y La secreta obscenidad de cada día.

Magdalena Aguinaga Alfonso com Dos poetas frente a frente: Ernestina de Champourcin y Rosalía de Castro.

María Dolores Aybar Ramírez com Juana I en el exilio del franquismo.

Taiana Cristina da Rocha Braga com Problemas da pós-modernidade: a diluição do herói na literatura hispânica.

 

Sob as bênçãos do Cristo Redentor com seus braços abertos sobre nós, começamos o ano de 2012 com muita energia e vontade. Agradecemos aos autores que participam do número 48 de Hispanista, neste  contínuo e gratificante exercício do saber.

 

 Suely Reis Pinheiro