DITORIAL Nº51

Nosso Portal está adornado com a imagem de Sóror Joana Angélica de Jesus, da Ordem da Imaculada Conceição, no Convento da Lapa na Bahia y celebrada em 12 de dezembro,

O trimestre que corresponde aos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2012 apresenta autores da Argentina, do Brasil, da Espanha e da Venezuela.

Da Argentina:

Adriana Minardi, licenciada em Letras pela Universidad de Buenos Aires e professora da UBA de Literatura Espanhola III (Moderna e Contemporânea) e Semiologia do Ciclo Básico.

Do Brasil:

Ana Kaciara Wildner, licenciada em Letras Português/Espanhol com Especialização em Língua Espanhola, mestre em Linguística e professora de Espanhol no Instituto Federal de Santa Catarina. 

Fábio Marques de Souza, licenciado em Letras, Português/Espanhol, professor de Língua Espanhola na Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, doutorando em educação e mestre em Educação.

Karine Rocha, doutoranda em Teoria da Literatura pela UFPE e professora mestre de literaturas de língua espanhola da Fafire / Recife.

Manoel de Andrade, poeta e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no Exterior.

Patrícia Gomes Germano, doutoranda em Literatura e Interculturalidade no PPGLI, secretária adjunta de Educação de Aroeiras – PB e professora de Língua Portuguesa da rede estadual e municipal da Paraíba.

Da Espanha:

Magdalena Aguinaga Alfonso, doutora em Literatura Espanhola, pesquisadora de autores do Realismo Espanhol e catedrática de Língua e Literatura Espanhola do Ensino Médio em Vigo, Espanha.

Da Venezuela:

Alexis Márquez Rodríguez, crítico literário e professor da Universidad Central de Venezuela.

Em VIDA&POESIA, Manoel de Andrade apresenta O sonho do semeador.

Em WEBLÍNGUA, Aléxis Márquez Rodríguez explica De más, demás, además.

Em CRIAÇÃO, Patrícia Gomes Germano apresenta Jorge Amado: romancista de trinta e / ou escritor de utopias?   

Em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS temos:

 Fábio Marques de Souza com Unidad, diversidad y la enseñanza del español americano para brasileños: el caso del español rioplatense. 

 Ana Kaciara com Ensino-aprendizagem de espanhol para fins específicos: confrontando teoria e prática  

Em ESTUDOS LITERÁRIOS temos:

Adriana Minardi com El Benet crítico: ethos, autobiografía, memoria

Karine Rocha com A  Tessitura mimética em A mulher habitada.           

Magdalena Aguinaga Alfonso com Centenario de Marcelino Menéndez Pelayo (1856-1912), un precoz genio santanderino con una cultura enciclopédica.     

 Agradecemos aos autores que participam do número 51 de Hispanista e com o exemplo de coragem, força de vontade e determinação deixados por Sóror Maria Joana Angélica de Jesus, seguimos com o gratificante exercício do saber.

  Suely Reis Pinheiro