EDITORIAL Nº53

Nosso Portal está adornado com a imagem de São João e o batismo de Cristo, do pintor renascentista italiano Pietro Perugino.

Comemorado no dia 24 de junho, São João é Xangô no sincretismo do Brasil com as religiões de origem africana.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

 O trimestre que corresponde aos meses de abril, maio e junho de 2013 apresenta autores do Brasil, da Costa do Marfim e da Venezuela.

Do Brasil:

Alexandra Araújo, graduada em Letras-Português/Francês, mestra  e doutoranda em Linguística.

Brenno da Costa Oliveira, graduando do curso de Letras com período sanduíche na Universidade de Salamanca, Espanha e bolsista PIBIC-CNPq.

Manoel de Andrade, poeta, pesquisador e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no Exterior.Maria Eugênia Curado, doutora em Comunicação e Semiótica,  docente da graduação do Curso de Letras e do Mestrado Interdisciplinar de Educação, Linguagem e Tecnologias na Universidade Estadual de Goiás.

Michely Quinto com Licenciatura em Letras-Português-Espanhol pela Universidade Federal do Ceará.

Paulo Romualdo Hernandes, professor adjunto na Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais, mestre e doutor em Educação pela Unicamp, na área de Conhecimento, Linguagem, Arte e Educação.

Sílvio Augusto de Oliveira Holanda, mestre em Letras e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada com pós-doutorado em Estudos Românicos pela Universidade de Lisboa.

Valdecy de Oliveira Pontes, doutor em Linguística, mestre em Linguística Aplicada, licenciatura em Português-Espanhol. Professor do Curso de Letras-Espanhol da Universidade Federal do Ceará.

Vera Lúcia Pinheiro, doutora em Educação, docente da graduação de Ciências Socioeconômicas e Humanas e do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias na Universidade Estadual de Educação.

Da Costa do Marfim:

Seydou Koné, doutor em Língua Espanhola, Teoria da Literatura e Literatura Comparada, professor de Língua e Cultura Espanholas nas Universidades de Cocody, Bouaké e na Universidad Internacional de Grand-Bassam.

Da Venezuela:

Alexis Márquez Rodríguez, crítico literário e professor da Universidad Central de Venezuela.

Em VIDA&POESIA, Manoel de Andrade apresenta Mensagem

Em WEBLÍNGUA, Aléxis Márquez Rodríguez explica Magistrados, lambucio

, cortesia.

Em ESTUDOS LINGUÍSTICOS, temos:  

 Alexandra Araújo, Michely Quinto e Valdecy de Oliveira Pontes com La cortesía social lingüística en saludos y despedidas entre hablantes mexicanos.

Seydou Koné com ¿Según su grado de conciencia perceptiva en fonética, qué sonidos españoles pueden resultar especialmente difíciles para los Marfileños de habla baulé que residen en España? 

Em ESTUDOS LITERÁRIOS temos:

Brenno da Costa Carriço Oliveira e Sílvio Augusto de Oliveira Holanda com O Contracanto báquico em Guimarães Rosa: três leituras de “Buriti”.

Paulo Romualdo Hernandes com Santa Isabel e Nossa Senhora visitam o teatro de José de Anchieta.

Maria Eugênia Curado e Vera Lúcia Pinheiro com Cora Coralina e José Godoy Garcia: literatura, pobreza e modernidade.

Agradecemos aos autores que participam do número 53 de Hispanista e sob as bênçãos de São João comemoramos mais um aniversário da Revista Hispanista. 

 Suely Reis Pinheiro