EDITORIALNº57

Nosso portal está adornado com a imagem da Nossa Senhora de Fátima, festejada no dia 13 de maio. O trimestre que corresponde aos meses de abril, maio e junho de 2014 apresenta autores do Brasil, do Marrocos e da Venezuela.

Do Brasil:

Lucielena Mendonça de Lima, doutora em Filologia Hispânica,  coordenadora do programa de parcerias universitárias de graduação de línguas espanhola e portuguesa do MERCOSUL na UFG e professora de espanhol na Universidade Federal de Goiás.

Manoel de Andrade, poeta, pesquisador e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no Exterior.

Norberto Dallabrida, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. 

Paula Renata Almeida Lima, doutoranda, graduada em Letras e mestra em Letras e Linguística, professora da Rede Municipal de Educação de Goiânia, professora substituta da Faculdade de Letras/UFG.

Simone Silva do Carmo, doutoranda, mestra e especialista do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora de Língua Espanhola da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro.

Thayssa Taranto Ramírez, mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense, graduada em História com  especialização em Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas. 

Do Marrocos:

Charia Zakaria, hispanista marroquino, doutor em Literatura Espanhola pela Universidad Complutense de Madrid e professor na Universidad Abdelmelk Es-Saadi de Tetuan, Marrocos.

Da Venezuela:

Alexis Márquez Rodríguez, crítico literário e professor da Universidad Central de Venezuela.

Em VIDA&POESIA, Manoel de Andrade apresenta América, América.

Em CRIAÇÃO, Charia Zakaria apresenta El hispanismo marroquí  y el protectorado español en Marruecos.

Em ESTUDOS LINGUÍSTICOS temos:

Lucielena Mendonça de Lima e Paula Renata Almeida Lima com Análise de um livro didático do ensino médio: o fomento à cidadania mercosulina em uma perspectiva intercultural.

Norberto Dallabrida com O movimento da Escola Nova na recente historiografia da educação espanhola.

Em ESTUDOS LITERÁRIOS temos:

Joyce Rodrigues Ferraz Infante com A Recepção de Ramón del Valle-Inclán no Brasil: traduções e encenações.

Thayssa Taranto Ramírez com A cultura chicha: aspectos relevantes de uma cultura marginal.

Em WEBLÍNGUA, Aléxis Márquez Rodríguez explica Abdicar, Birria, Arbitrariedad.

Agradecemos aos autores que participam do número 57 de Hispanista e que Nossa Senhora de Fátima nos guie e ampare sempre.

 Suely Reis Pinheiro