EDITORIALNº58

Nosso portal está adornado com a imagem de São Jerônimo, celebrado em 30 de setembro. O trimestre que corresponde aos meses de julho, agosto e setembro de 2014 apresenta autores do Brasil e da Venezuela.

DO BRASIL:

Alessandra Conde, doutoranda em Estudos Literários na Universidade Federal de Goiás, mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo, professora assistente da Universidade Federal do Pará, atuando na área de Literatura Portuguesa.

Cristina Bongestab, doutora e mestre em Literaturas Hispânicas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, especialista em Língua Espanhola, licenciada em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES e professora de Língua Espanhola da Universidade Estadual da Paraíba, UEPB.

Ester Abreu Vieira de Oliveira, doutora em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-doutora em Filologia Española, mestra em Língua Portuguesa, graduada em Letras Neolatinas e professora da Universidade Federal do Espírito Santo.

Fábio Marques de Souza, doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, USP, mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, licenciado em Letras - Português/Espanhol pela UNESP/Assis e em Pedagogia e professor de Língua Espanhola na Universidade Estadual da Paraíba. 

Manoel de Andrade, poeta, pesquisador e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no Exterior.

Maria Aparecida Nogueira Schmitt, pós-doutora e doutora em Letras Neolatinas, pela UFRJ, mestre em Teoria da Literatura, pela UFJF, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.

María de Fátima de Sousa Lopes, mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Ceará,  graduada em Letras- português-Espanhol.

Maria do Amparo Tavares Maleval, doutora em Literatura Portuguesa, pela Universidade de São Paulo, professora aposentada da Universidade Federal Fluminense, professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.

Nadja Paulino Pessoa Prata, doutora e mestre em Lingüística, graduada em Letras - Português-Espanhol pela Universidade Federal de Ceará e professora adjunta na Universidade Federal de Ceará.

Pedro Carlos Louzada Fonseca, doutor em Línguas e Literaturas Românicas, com Pós-Doutorado pela Universidade Aberta Lisboa e Universidade Estadual do Rio de Janeiro, professor titular da Universidade Federal de Goiás.

DA VENEZUELA: Alexis Márquez Rodríguez, crítico literário e professor da Universidad Central de Venezuela.

EM VIDA&POESIA, Manoel de Andrade apresenta Amazônia.

EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS temos:

Nadja Paulino Pessoa Prata, Maria de Fátima de Sousa Lopes, André Silva Oliveira e Victória Glenda Lopes Batista com La fuente deóntica en lengua española: un análisis en Oliveira editoriales, artículos de opinión y webcomentarios.

EM ESTUDOS LITERÁRIOS temos:

Ester Abreu Vieira de Oliveira com El Caballero de Olmedo: razão e paixão; amor e morte no século de ouro espanhol.

Maria Aparecida Nogueira Schmitt com Abraço transcultural na ficção de Darcy Ribeiro e de Manuel Scorza.

Fábio Marques de Souza e Cristina Bongestab com Cinema e outras artes: a intertextualidade em Carlos Saura.

Pedro Carlos Louzada Fonseca e Alessanda Conde com A mulher de Salomão em A demanda do Santo Graal: a personagem silenciada.

Maria do Amparo Tavares Maleval com O rei trovador, a rainha santa e o caminho de Santiago.

EM WEBLÍNGUA, Aléxis Márquez Rodríguez explica Achaque, broma, chanchullo.

Agradecemos aos autores que participam do número 58 de Hispanista e pedimos a São Jerônimo, sincretizado nas religiões afrodescendentes como Xangô, que nos inspire na justiça e nas letras.

 Suely Reis Pinheiro