EDITORIALNº59

Nosso portal está adornado com a imagem de São Nicolau de Bari, celebrado em 06 de dezembro. O trimestre que corresponde aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2014 apresenta autores do Brasil, da Espanha, do México e da Venezuela.

Do Brasil:

Gracineia dos Santos Araújo, doutoranda em “Espanhol, Linguística, Comunicação e Literatura”, na Universidade de Valladolid.  Graduada em Letras Português/Espanhol, pela Universidade Estadual de Feira de Santana-BA.

Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza possui, doutora e mestra em Linguística e licenciada em Letras – Português-Espanhol. É professora do Curso de Letras-Espanhol da UFC.

Manoel de Andrade, poeta, pesquisador e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no Exterior.

Patrícia Gomes Germano, doutoranda em Literatura e Interculturalidade na UEPB, pesquisadora sobre Jorge Amado, Religiosidade de matriz africana. É professora de Língua Portuguesa em turmas do Ensino Médio.

Rita de Cássia Miranda Diogo, pós-doutora em Cinema Latino-Americano e em Filosofia e Cinema, doutora e mestra em Letras Neolatinas. É professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Graduação e no Programa de Pós-Graduação.

Valdecy de Oliveira Pontes, doutor em Linguística e mestre em Linguística Aplicada, licenciado em Português-Espanhol. É professor do Curso de Letras-Espanhol da UFC.

Da Espanha:

Alfonso   Saturnino, doutorando em Língua e Literatura Espanhola na Universidad de Santiago de Compostela e Mestre em Didática de Língua e Literatura Espanhola. É licenciado em Filologia Hispânica e trabalha como leitor de espanhol MAEC-AECID na Universidade Federal do Amazonas.

Magdalena Aguinaga, doutora em Literatura, Catedrática de Língua e Literatura Espanhola do Ensino Médio em I.E.S. Carlos Casares de Vigo, Galícia, Espanha. Possui livros publicados e cerca de 50 artigos em revistas especializadas.  

Do México:

Cándida Elizabeth Vivero Marín, doutora em Letras pela Universidade de Guadalajara, professora de Teoria Literária e Literatura de Gênero e professora no Mestrado em Estudos Literários mexicanos da Universidade de Guadalajara.

Da Venezuela:

Alexis Márquez Rodríguez, crítico literário e professor da Universidad Central de Venezuela.

Em VIDA&POESIA, Manoel de Andrade apresenta A moldura dos tempos.

Em ESTUDOS LINGUÍSTICOS temos:

Leandra Cristina de Oliveira, Ana Kaciara Wildner e Fernanda Lima Jardim Miara com Gramaticalização e variação na expressão de futuro em espanhol.

Valdecy de Oliveira Pontes, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza, Juliana Liberato Nobre com Los valores aspectuales resultativo y experiencial del pretérito perfecto compuesto de indicativo.

Em ESTUDOS LITERÁRIOS temos:

Cándida Elizabeth Vivero Marín com El ejercicio de la maternidad en familias homoparentales en México: ejemplos en la literatura y el cine.

Gracineia dos Santos Araújo com Ficción y realidad: el casamiento entre autobiografía y mímesis en la producción literaria del escritor español Miguel Delibes.   

Patrícia Gomes Germano com Jorge Amado: apreciação crítica em rotas interlinguais.  

Magdalena Aguinaga Alfonso com 150 años del nacimiento de Unamuno. Del polemistapensador  y profesor de Salamanca al “sentidor” con alma de poeta.

Saturnino Valladares com Uma aproximação a Unha  Tempada no Paraíso, de Claudio Rodríguez Fer.

Em WEBLÍNGUA, Aléxis Márquez Rodríguez explica Arrogarse, Chambón, Guarapo

Agradecemos aos autores que participam do número 59 de Hispanista e rogamos a São Nicolau com sua eterna bondade e  misericórdia que nos proteja sempre.

 Suely Reis Pinheiro