EDITORIAL Nº63

Nosso portal está adornado com a imagem de Santa Teresa de Ávila, celebrada em 04 de Outubro. O trimestre que corresponde aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2015 apresenta os seguintes autores:

Do Brasil:

Celia Regina de Barros Matos, doutora em Poética pela UFRJ, onde leciona Literatura Espanhola, professora aposentada da Universidade Federal Fluminense, UFF.

Denisia Kênia Feliciano Duarte, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal do Ceará.

Fábio Marques de Souza, doutor em Educação, licenciado em Letras, Português/Espanhol, em Pedagogia e professor de Língua Espanhola na Universidade Estadual da Paraíba.  

Ivana Ferigolo Melo, doutora em Letras. Possui Suficiencia investigadora en Literatura Española e Hispanoamericana – Universidad de Salamanca), professora titular de Literaturas de Língua Espanhola da Universidade Estadual do Mato Grosso.

Karine Rocha, doutora em Teoria da Literatura, professora de Literaturas de Língua espanhola da UFPE. Seu principal foco de pesquisa é literatura e gênero. 

Lyvia Lea de Oliveira Pereira, mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal do Ceará.

Manoel de Andrade, poeta, pesquisador e ensaísta, com vários livros publicados.

Pedro Leites Junior, doutorando e mestre em Letras, mestre em Teatro e Artes Cênicas, pesquisador em "Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas diversas linguagens".

Rafaela Scardino, doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo, pesquisadora sobre a literatura latino-americana contemporânea.

Valdecy de Oliveira Pontes, professor do Curso de Letras-Espanhol e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal do Ceará.

Da Espanha:

Saturnino Valladares, doctorando em Língua e Literatura Espanhola, mestre em Didáctica da Lingua e Literatura Espanhola e professor leitor da Universidade Federal do Amazonas.

 Em VIDA&POESIA Manoel de Andrade apresenta Distopia.

 Em ESTUDOS LINGUÍSTICOS temos:

Denisia Kênia Feliciano Duarte, Lyvia Lea de Oliveira Pereira e Valdecy de Oliveira Pontes com O uso de músicas como recurso para o ensino dos pretéritos em língua espanhola: uma proposta sociolingüística.

Fábio Marques de Souza com A sétima arte como artefato semiótico mediador das reflexões a respeito de como se aprende uma língua adicional.

Em ESTUDOS LITERÁRIOS temos:

Celia Regina de Barros Mattos com: Quem disse que ficção é mentira? – Cervantes e os dilemas da criação.

Ivana Ferigolo Melo com Últimos fuegos, de Alejandra Costamaga: chispas en el remolino humano.

Karine Rocha com Corpos consagrados a deus: corpo e experiência mística nos conventos femininos hispano-americanos coloniais.

Pedro Leites Junior com Electra, de Benito Pérez Galdós: aspectos do religioso e da moral cristã a partir da dinâmica entre Pantoja, Máximo e Electra.

Rafaela Scardino com A fissura dos códigos: literatura e ciberativismo.

Saturnino Valladares com Epistolario José Ángel Valente / Eladio Cabañero.

Agradecemos aos autores que participaram do número 63 de Hispanista e pedimos todas as bênçãos à Santa Teresa de Ávila.

   Suely Reis Pinheiro