EDITORIALNº65

Nosso portal está adornado com a imagem José de Anchieta escrevendo poemas na areia, do pintor Benedito Calixto, homenagem a José de Anchieta, celebrado em 08 de junho.

O trimestre que corresponde aos meses de abril, maio e junho de 2016 apresenta autores do Brasil, da Espanha e do Marrocos. 

Do Brasil:

André Silva Oliveira, aluno de Licenciatura em Letras-Português/Espanhol e integrante do Grupo de Estudos em Funcionalismo, atuando na linha de descrição e análise linguística, sob uma perspectiva funcionalista.

Angela Patricia Felipe Gama, doutoranda em Comunicação e Semiótica, graduanda em Arte e Mídia com aperfeiçoamento em Cinema. Dedica-se aos estudos das espacialidades que compõem as diversas vertentes da criação artística.

Carlos Alberto Machado, licenciado em Pedagogia, especialista em Metodologia de Ensino Superior, mestrado em Educação, Ph.D. em Educação, professor adjunto na Universidade Estadual Centro Oeste do Paraná.  

Fábio Marques de Souza, professor na Universidade Estadual da Paraíba, doutor em Educação, cursando o pós-doutorado, professor-orientador na linha Linguagens, culturas e formação docente do mestrado em formação de professores da UEPB.

Manoel de Andrade, poeta, pesquisador e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no Exterior.

Nadja Paulino Pessoa Prata, professora adjunta na Universidade Federal do Ceará, doutora em Linguística Mestre em Lingüística Licenciatura em Letras e integrante do Grupo de Estudos em Funcionalismo.  

Paulo Romualdo Hernandes, professor adjunto na Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais. Mestre e doutor em Educação e membro do grupo de pesquisa Península Ibérica: da Antiguidade Tardia à Reconquista.

Da Espanha:

Fidel García Martinez, doutor em Filosofia e Letras, pesquisador da obra de San Juan e de Santa Teresa, com tese de doutorado e licenciatura. Catedrático de Língua e Literatura, licenciado em Ciências Eclesiásticas.

Magdalena Aguinaga Alfonso, doutora em Literatura Espanhola. Linha de pesquisa: autores do Realismo Espanhol. Catedrática de Língua e Literatura Espanhola no Ensino Secundário, com livros publicados e vários artigos em revistas especializadas.

Do Marrocos:

Zakariae Charia, hispanista marroquino, doutor em Literatura Espanhola pela Universidad Complutense de Madrid e professor na Universidad Abdelmelk Es-Saadi de Tetuan, Marrocos.

Em VIDA&POESIA, Manoel de Andrade apresenta O caminhante e seu tempo

Em ESTUDOS LINGUÍSTICOS, temos:

Nadja Paulino Pessoa Prata e  André Silva Oliveira Oliveira  com Alvo deôntico em editoriais: uma análise funcionalista da língua espanhola.   

Em ESTUDOS LITERÁRIOS, temos:

Carlos Alberto Machado com A cultura midiática e a formação de novos costumes 

Fábio Marques de Souza e Angela Patricia Felipe Gama com  O  humor como convite à reflexão a respeito da América Latina em charges jornalísticas.

Fidel García Martinez com Aproximación a la prosa retórica de Santa Teresa de Jesús - Exclamaciones del alma Dios.

Magdalena Aguinaga Alfonso com Las dos Españas: mitos de ambos bandos y propuesta de solución conciliadora en la España total.    

Paulo Romualdo Hernandes com Leitura do Auto de São Lourenço de José de Anchieta: Teatro e pedagogia no aldeamento.      

Zakariae Charia com Ketama y al-motamid dos puentes literarios  que unen M Marruecos y España en tiempos del protectorado.

Agradecemos aos autores que participaram do número 65 de Hispanista e pedimos as bênçãos de José de Anchieta, o apóstolo do Brasil.

   Suely Reis Pinheiro