EDITORIAL Nº79
Nosso portal está adornado com a imagem do barroco cusquenho, La sagrada familia, de autor anõnimo. O trimestre que corresponde aos meses de outubro, novembro, dezembro de 2019, apresenta os seguintes autores:
Do Brasil:
Cristiane Lucia da Silva, professora do Instituto Federal de Pernambuco, graduada em Letras/espanhol, mestra e doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica, pós-graduação ofertada pela UFPE. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos de Práticas Inovadoras.
Ester Abreu Vieira de Oliveira, professora e escritora, doutora em Letras Neolatinas, pós-doutora em Filologia Espanhola . Possui obras publicadas - infantil, didática, ensaio, memória, crônicas e poesia e tem participações em jornais e revistas impressas e em on-line . Entre as suas obras estão: Estudo sobre teatro e recepção. Ensaios sobre Dramaturgia do clássico ao contemporâneo, A arte poética de Santiago Montobbio.
Juliana Liberato Nobre, mestre em Linguística e licenciada em Letras Português-Espanhol.
Leandro Rogério Pinheiro, professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha temática Trabalho, movimentos sociais e educação. Graduado em Ciências Sociais, mestre em Administração e doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com estágio realizado na Universidad Complutense de Madrid.
Manoel de Andrade, poeta, pesquisador e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no exterior.
Maria Karine Guasselli de Souza, mestre em Educação e pedagoga. Especialista en Neuropsicopedagogia e professora efetiva da Eduacação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Lages.
Maria Rita Ivo de Melo Machado, possui graduação e mestrado (2007) em Geografia e doutorado em Geografia Humana (2013) É Coordenadora da Revista Rural & Urbano. Membro dos Grupos de Pesquisa: Produção do espaço, metropolização e relação rural-urbano; Novos conteúdos do processo de metropolização da Região Metropolitana do Recife; e Geografia e Gênero: As novas e velhas dinâmicas no campo brasileiro com ênfase na expansão da cana-de-açúcar no século XXI.
Marina Patrícia de Arruda, pós-doutora em Educação, graduada em Ciências Sociais, mestre e doutora em Seriviço Social. Atualmente professora e pesquisadora em estágio doutoral. Pertencee ao Grupo de Pesquisa e Formação Cultural , hermenêutica e Eduacção da Serra Gaúcha.
Patrícia Novais Calheiros Cardoso, licenciada em Graduação de Professores da parte de Formação Especial do Ensino de 2ºgrau, Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade; mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local. Integrante do grupo de pesquisa produção do espaço, metropolização e relação rural-urbano UFRPE.
Roselaine Bernardino, graduada em Letras, Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola, e em Secretariado Executivo Trilíngue, É mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras, aluna do curso de especialização em Ensino-aprendizagem de Línguas Adicionais.
Valdecy de Oliveira Pontes, pós-doutorado em Estudos da Tradução (UFSC), doutorado em Linguística, mestrado em Linguística Aplicada, licenciatura em Letras – Português-Espanhol. Professor do Curso de Letras-Espanhol (UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística – PPGL - UFC. Pesquisador do grupo de pesquisa SOCIOLIN - LE.
Do México:
Candida Elizabeth Vivero Marín trabalha no Centro de Estudos de Gênero da Universidade de Guadalajara, seus temas de interesse são Feminismo, Gênero e Literatura, e publicou, entre outros, os livros de pesquisa: Visões contemporâneas sobre a personagem feminina na literatura mexicana; Guadalupe Ángeles: a subversão de uma ação , Sobre questões de redação. Uma abordagem dos estudos de gênero .
Em VIDA&POESIA, Manoel de Andrade apresenta: O genocídio indígena na América Latina (3-4)
A revolta indígena na Bolívia.
Em CRIAÇÃO, temos:
Maria Karine Guasselli de Souza, Marina Patrício de Arruda e Leandro Rogério Pinheiro com Sentidos atribuidos à prática pedagógica: por uma formação de professores acolhedores.
Patrícia Novais Calheiros Cardoso e Maria Rita Ivo de Melo Machado com A importância ambiental e social da reciclagem de lixo e o desvendar das condições de trabalho dos catadores .
Em ESTUDOS LINGUÍSTICOS, temos:
Valdecy de Oliveira Pontes e Juliana Liberato Nobre com A progressividade no espanhol oral granadino: pretérito imperfeito do indicativo e forma perifrástica em variação.
.Em ESTUDOS LITERÁRIOS, temos:
Cándida Elizabeth Vivero Marín com El cuerpo que habitó la nada .
Cristiane Lucia da Silva com La autobiografía , la defensa y la ironía en la respuesta de la poetisa a la muy ilustre sor Filotea de la Cruz, de sor Juana Inés de la Cruz.
Ester Abreu Vieira de Oliveira com Poemas de Santiago Montobbio.
Roselaine Bernardino com Soldados de Salamina: literatura, historia y memoria.
Agradecemos aos autores que colaboraram com o número 79 de Hispanista e pedimos a São José, a Maria e ao menino Jesus, muitas bênçãos.
Suely Reis Pinheiro