EDITORIAL Nº83

 

Nosso portal está adornado com a imagem La sagrada família com ángeles en ronda, do pintor Diego Quispe TiTo.  O trimestre que corresponde aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2020, apresenta os seguintes autores: 

DA ARGENTINA:

María Laura Grosso, doutora, professora de Letras Modernas pela UNC, Argentina, professora de espanhol como língua estrangeira pelo MIUR, Itália UNC). Trabalha como professora titular na Faculdade de Psicologia da UNC.

DO BRASIL:

Ivana Ferrigolo Melo, doutora em Letras, possui Suficiência em Pesquisa na área de Literatura Espanhola e Hispano-americana, professora titular de Literaturas de Língua Espanhola na Universidade Federal de Santa Maria.  

Juliana Battistus, doutoranda em Educação, mestre em Educação e Graduada em Pedagogia e participante do grupo de pesquisa “Pensamento Educacional Brasileiro: História e Políticas”.

Manoel de Andrade, poeta, pesquisador e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no exterior.

DA ESPANHA:

Santiago Monttobbio,  poeta com vasta obra poética, traduzida a um bom número de idiomas, obteve uma difusão, um reconhecimento e uma trajetória internacionais. En fecunda trajetória se destacam Poesía en Roma , Nicaragua por dentro e Vuelta a Roma.

DO MARROCOS:

Zakaria Charia, doutor em Literatura Espanhola  pela Universidad Complutense de Madrid, España. Professor titular na Facultad de Letras y Ciencias Humanas de Tetuán. Professor titular na Escuela Nacional de Comercio y de Gestión de Tánger.

 EM VIDA&POESIA

Manoel de Andrade com Um homem no cais.

EM CRIAÇÃO

Juliana Battistus com A convivência escolar no ensino médio brasileiro – percepções de estudantes da escola pública da cidade de Curitiba/Pr.

EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS

María Laura Grosso com La inclusión en el enfoque glotodidáctico del español del marco comun europeo de referencia para las lenguas.

Zakaria Charia com Introducción a la presencia del español en Maruecos.

EM ESTUDOS LITERÁRIOS

Ivana Ferrigolo Melo com Sostener y delatar: los paradojales procedimientos  compositivos de la obra Una vez Argentina, de Andrés Neuman.

Santiago Montobbio com Dos poemas dedicados a Antonio Machado.

Agradecemos aos autores que colaboraram com o número 83 de Hispanista e pedimos à sagrada família que nos abençoe.

Suely Reis Pinheiro