EDITORIAL Nº 99
EDITORIAL 99
Nosso portal está adornado com a imagem de São Luis XIV, celebrado no dia 25 de agosto, rei da justiça e da paz. O quadrimestre que corresponde aos meses de maio, junho, julho, agosto de abril de 2025 apresenta os seguintes autores:
DO BRASILCamila Miranda Machado, mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Ensino da Língua Espanhola pela Universidade Cândido Mendes. Licenciada em Letras Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (2014). Atualmente, cursa doutorado no programa de Pós-Graduação em Linguística-PPGL/ UFC.
Maria Thais Alves, licenciada em Letras Espanhol pela Universidade Estadual de Ceará. Professora de Espanhol da rede pública e privada de Fortaleza, Ceará.
Job Lopes, doutor em Letras – estudos literários pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pesquisador em Literatura com mais de vinte artigos publicados. Atualmente atua também como Professor do curso de Letras na Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT)
Manoel de Andrade, poeta, pesquisador e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no exterior.
Ricardo Hiroyuki Shibata, professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Graduado em Letras, mestre e doutor em História/Teoria Literária (UNICAMP/Universidade Nova de Lisboa). Pos- doutorado em História da Cultura e das Mentalidades
Simone Ribeiro, mestre em Ensino pela Universidade de Cuiabá (UNIC) em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Professora efetiva de Língua Portuguesa pela SEDUC/MT.
DA ARGENTINA
Fernando Sorrentino, trabalhou como professor de Espanhol e Literatura em colégios da Universidad de Buenos Aires e em outros de ensino particular. Até a atualidade publicou mais de noventa livros (contos, novela, ensaios, entrevistas), não só em espanhol como também em diversas línguas da Europa e da Ásia.
EM VIDA&POESIA
Manoel de Andrade com
Lili Marlene: a canção que virou hino de soldados .
EM ESTUDOS LiTERÁRIOS
Job Lopes e Simone Ribeiro com
Corpo, mercadoria e espetáculo: uma leitura do conto Entre a espada e a rosa de Marina Colasanti .
Ricardo Hiroyuki Shibata com
Um “Libelo infamatorio” contra a falsificação da moeda. Juan de Mariana (1536-1624) e a censura literária na Espanha do século XVII.
EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Camila Miranda Machado & Maria Thais Alves com
O potencial didático dos microcontos hispano-americanos no ensino da leitura em espanhol como língua estrangeira.
Agradecemos aos autores que colaboraram com o número 99 de Hispanista e pedimos a São Luis XIV as bençãos de justiça e paz.
Suely Reis Pinheiro