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La encenación del Tenorio: de la Tramoya a  la cibernética

Nome do Autor:  Ester Abreu Vieira de Oliveira

esteroli@terra.com.br

Palavras-chave: pós-modernidade - elementos paródicos - teatralidade

Curriculo: Professora, poeta, ensaísta e autora de livros didáticos. Doutora em Língua Espanhola e Literaturas hispânicas. Tese: "O mito de Don Juan: suas relações com Eros e Thanatos". Professora aposentada da  UFES docente  da Faculdade de Letras - CESV. Professora da Pós-Graduação – Mestrado em Estudos Literários – DLL- UFES e da Graduação.  Membro fundador da Associação de Professores de Espanhol do Espírito Santo (APEES),  da Academia de Letras Espírito-santense, da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo da ALFAL, ASELE, ABRALIC; ASTCM. Membro Titular da Câmara de Literatura do Conselho Estadual de Cultura do ES. Linhas de pesquisa : Poética da modernidade e Língua espanhola - estudo comparativo.

Resumo: Com os conceitos da Post-modernidad, procuramos identificar os recursos cenográficos contraditórios: um clássico e o outro supermoderno.Se o título propõe, por um lado, uma contradição, por outro lado, a obra corpus  deste estudo traz como novidade elementos paródicos intertextuais, rupturas de fronteiras na variedade de nível de gêneros e a desmitificação e ironia na idealização do mito do Tenório.A volta ao passado que busca não é para recuperá-lo com nostalgia, mas para repensar parodicamente a teatralidade no teatro e a permanência da filosofia donjoanesca na arte dramática. Tudo isso nos leva a pensar que o Tenório que apresenta é um personagem e/ou um mito pos-moderno. 

Resumen: Con los conceptos de la Postmodernidad, planteamos identificar dos recursos escenográficos contradictorios: uno clásico y otro supermoderno.Si el título propone, por un lado, una contradicción, por otro lado, la obra corpus de este estudio Don Juan, para servir a usted, tramodia en tres actos de Dante Medina (1996), trae algo nuevo por medio de elementos paródicos intertextuales, rupturas de fronteras en la variedad de nivel de géneros y  la desmitificación e ironía en  la idealización del mito del Tenorio.La vuelta al pasado que plantea no es para recuperarlo con nostalgia, sino para repensar paródicamente la teatralidad en el teatro y la permanencia de la filosofía donjuanesca en el arte dramático. Todo ello nos lleva a pensar que el Tenorio que presenta es un personaje/o un mito postmoderno. 

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Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 21

Informações bibliográficas:
Oliveira, Ester Abreu Vieira de. La encenación del Tenorio: de la Tramoya a la cibernética.. In: Hispanista, n. 21. [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo175.htm

 

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