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Nome
do Autor: Ester
Abreu Vieira de Oliveira
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esteroli@terra.com.br |
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Palavras-chave: pós-modernidade - elementos paródicos - teatralidade |
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Curriculo: Professora,
poeta, ensaísta e autora de livros didáticos. Doutora em Língua
Espanhola e Literaturas hispânicas. Tese: "O mito de Don Juan:
suas relações com Eros e Thanatos". Professora aposentada
da UFES docente da Faculdade de Letras - CESV. Professora da
Pós-Graduação – Mestrado em Estudos Literários – DLL- UFES e da
Graduação. Membro fundador da Associação de Professores de
Espanhol do Espírito Santo (APEES), da Academia de Letras Espírito-santense,
da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, do Instituto Histórico
e Geográfico do Espírito Santo da ALFAL, ASELE, ABRALIC; ASTCM. Membro
Titular da Câmara de Literatura do Conselho Estadual de Cultura do ES.
Linhas de pesquisa : Poética da modernidade e Língua espanhola -
estudo comparativo. |
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Resumo: Com os conceitos da Post-modernidad, procuramos identificar os recursos cenográficos contraditórios: um clássico e o outro supermoderno.Se o título propõe, por um lado, uma contradição, por outro lado, a obra corpus deste estudo traz como novidade elementos paródicos intertextuais, rupturas de fronteiras na variedade de nível de gêneros e a desmitificação e ironia na idealização do mito do Tenório.A volta ao passado que busca não é para recuperá-lo com nostalgia, mas para repensar parodicamente a teatralidade no teatro e a permanência da filosofia donjoanesca na arte dramática. Tudo isso nos leva a pensar que o Tenório que apresenta é um personagem e/ou um mito pos-moderno. |
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Resumen:
Con
los conceptos de la Postmodernidad, planteamos identificar dos recursos
escenográficos contradictorios: uno clásico y otro supermoderno.Si el
título propone, por un lado, una contradicción, por otro lado, la obra
corpus de este estudio Don
Juan, para servir a usted, tramodia en tres actos de Dante Medina
(1996), trae algo nuevo por medio de elementos paródicos
intertextuales, rupturas de fronteras en la variedad de nivel de géneros
y la
desmitificación e ironía en
la idealización del mito del Tenorio.La vuelta al pasado que
plantea no es para recuperarlo con nostalgia, sino para repensar paródicamente
la teatralidad en el teatro y la permanencia de la filosofía
donjuanesca en el arte dramático. Todo ello nos lleva a pensar que el
Tenorio que presenta es un personaje/o un mito postmoderno.
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