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Nome
do Autor: Guilherme
Augusto Rezende Lemos |
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guilhermealemos@yahoo.com.br |
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Palavras-chave: candomblé - religião - aprendizado |
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Curriculo: Graduado em Filosofia - UERJ
- 1996. Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea - UERJ -
2001.Professor de Filosofia de Ensino Médio SEE-RJ desde
1998.Assistente Técnico do Departamento Cultural da UERJ.Textos
publicados sobre Candomblé em catálogos de exposição do Museu do
Folclore Edison Carneiro - RJ e na Revista Eletrônica do Instituto de
Artes da UNICAMP.Textos publicados em catálogos de exposição da
Galeria Cândido Portinari - UERJ.Capítulo de livro na coletânea Políticas
Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, organizado por
Roberto Conduru e Vera Beatriz Siqueira, RJ: FAPERJ/UERJ, 2003. |
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Resumo:
O
Candomblé é uma religião iniciática de caráter progressivo. Sua
organização se estabelece a partir de um conceito peculiar de
hierarquia onde o que está “acima” não tem, necessariamente, poder
sobre o que está “abaixo”, mas vai adquirindo, com o tempo e as
“obrigações”, o direito de participar e “ver” aspectos mais
profundos do cotidiano religioso obtendo, com isso, mais conhecimento. O
saber sempre se realiza no real, quem sabe, não sabe para si nem por
si, sabe a partir da necessidade e para fins. O saber é ao mesmo tempo
o segredo, a necessidade e a capacidade de materializar o conhecimento,
transmutando mitos em ritos, práticas e objetos. |
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Resumen: El Candomblé es una religión iniciática de carácter progresivo. Su organización se establece a partir de un concepto peculiar de jerarquía donde lo que está “arriba” no hace falta tener poder sobre lo que está “abajo”, pero va adquiriendo, con el tiempo y las “obrigações”, el derecho de participar y “ver” aspectos más profundos del cotidiano religioso, obteniendo, con eso, más conocimiento. El saber siempre se realiza en lo real, quien sabe, no sabe para sí ni por sí, sabe a partir de la necesidad y para fines. El saber es a la vez el secreto, la necesidad y la capacidad de materializar el conocimiento, transmutando mitos en ritos, prácticas y objetos. |
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