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206 |
San
Francisco
Javier y San Juan de la Cruz:
discípulos cualificados de la "ratio studiorum" |
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Nome
do Autor: Fidel
García Martínez |
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fidelgm@educastur.princast.es |
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Palavras-chave: Ratio
studiorum - modelo educativo - humanismo cristão |
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Curriculo: Catedrático
de Língua e Literatura, Chefe
de
Departamento de Língua Castelhana e Literatura. Licenciado em Ciências
Eclesiásticas pela Universidad Norte de España e Graduado em Teologia.
Estudos filosófico-humanísticos com a PP. Carmelitas Descalzos.
Licenciado em Filosofia e Letras (Filologia Românica. Seção Espanhol)
pela Universidad de Oviedo, Espanha. Doutor em Filologia Românica
pela Universidad de Oviedo. Tese de licenciatura
sobre Santa
Teresa de Jesús, Arte Literario en El Castillo Interior. Tese de
Doutorado, Prosa Retórica de
San Juan de la Cruz.
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Resumo:
Este
artigo é uma homenagem ao modelo educativo dos PP. Jesuitas que com seu célebre RATIO
SUTUDIORUM, estabeleceram sobre as bases sólidas do Humanismo
Cristão um modelo educativo plenamente vigente em suas idéias
principais e fundamentais. Frente ao ativismo pedagógico dos modelos educativos de
Ocidente de clara
inspiração racionalista, quando não materialista e
estruturalista, que opõem ao Humanismo Cristão um laicismo ignorante e
sectário que com sua arrogância mediática pretende
deixar na intempérie intelectual, moral e
transcendente
às gerações futuras de todos os níveis educativos infantis, secundários
e universitários, é necessário
reivindicar uma história educativa que tanto
bem promoveu não só na Europa como na América Latina, cuja
base pedagógico-educativa sobrevive em forma de sólidos colégios e
prestigiadas universidades inspiradas
no modelo educativo da RATIO STUDIORUM. |
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Resumen:
Este
artículo pretende ser un homenaje al modelo educativo de
los PP. Jesuitas quienes con su célebre RATIO
STUDIORUM, establecieron sobre las bases sólidas del Humanismo
Cristiano un modelo educativo plenamente vigente en sus ideas troncales
y fundamentales. Frente al activismo pedagógico desenfrenado por el que
pululan los modelos educativos de Occidente de clara
inspiración racionalista, cuando no materialista y
estructuralista, que oponen al Humanismo Cristiano un laicismo ignorante
y sectario que con su
arrogancia mediática pretende dejar en la intemperie intelectual, moral
y trascendente a las generaciones futuras de todos los niveles
educativos infantiles, secundarios y universitarios, es necesario
reivindicar una historia educativa
que tanto bien promovió no sólo en Europa sino en Latinoamérica,
cuyo humus pedagógico-educativo pervive en forma de sólidos colegios y
prestigiosas universidades inspiradas
en el modelo educativo de la RATIO STUDIORUM. |
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