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Nome do Autor: José Maria Rodrigues Rodrigues |
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chema2x5@hotmail.com |
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Palavras-chave: Igualdade de gênero
– novas tecnologias - intranet |
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Currículo: José
María Rodrigues Rodrigues é graduado em línguas estrangeiras modernas
e especialista em metodologias didáticas. Foi professor de línguas
estrangeiras, durante um ano, em 1998, no México, na UAED.
Deu aulas de espanhol em diferentes institutos no Brasil
(1999-2000). Viajou para a Espanha para receber formação acadêmica na
área de ensino de E/LE, fazendo o Mestrado em Enseñanza del E/LE na
Universidad de Valladolid, em 2003-2005, obtendo o D.E.L.E Superior
e o DEA em língua espanhola. Atualmente está matriculado no doutorado
de língua espanhola na UVa e trabalha como pesquisador MAE-AECI em
projetos sobre lingüística de corpus. Trabalha também no
desenvolvimento de ferramentas informáticas para a obtenção e análise
de informação lingüística. Tal projeto culminará com a leitura de
sua tese de doutorado, que propõe a criação de um padrão de
comportamento que sistematize o uso funcional das preposições em
espanhol e facilite seu ensino-aprendizagem. |
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Resumo: O presente trabalho de pesquisa se liga à área das novas tecnologias e da igualdade de gênero na Sociedade da Informação, e faz parte de um projeto mais amplo que está em vias de desenvolvimento, denominado SEDESSOPHIA. Neste artigo, esboçamos um projeto que propõe a integração das novas tecnologias na educação como uma ferramenta para impulsionar a igualdade de gênero. Assim, se destaca a necessidade de adaptação dos sistemas de educação mediante a criação de uma Intranet, que permitirá a incorporação de Internet e seus recursos adjacentes na sala de aula. O objetivo principal é refletir sobre como o emprego de novas tecnologias na sala de aula permitirá a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e ajudará a romper alguns estereótipos que induzem à vinculação do homem à tecnologia, e etiqueta a mulher como uma inepta para a informática. |
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Resumen:
El presente trabajo de investigación se enmarca en
el área
de las nuevas tecnologías y la igualdad de género en la Sociedad de la
Información, y forma parte de un proyecto más amplio que está en vías
de desarrollo, denominado SEDESSOPHIA. En este artículo, esbozamos un
proyecto que propone la integración de las nuevas tecnologías en la
educación como una herramienta para impulsar la igualdad de género.
Asimismo, se destaca la necesidad de adaptación de los sistemas de
educación mediante la creación de una Intranet, que permitirá la
incorporación de Internet y sus recursos adyacentes en el aula. El
objetivo principal es reflexionar sobre cómo el empleo de nuevas
tecnologías en el aula permitirá la igualdad de oportunidades entre
hombres y mujeres y ayudará a romper algunos estereotipos que inducen a
la vinculación del hombre a la tecnología, y etiqueta a la mujer como
una inepta para la informática. |
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