![]()  | 
      
      ![]()  | 
    
ARTIGO ON LINE
Arquivo em
PDF, necessário o Acrobat Reader 
 ![]()
Para acessar o artigo, clique no título
![]()  | 
      
         216  | 
      |
| 
         Nome do Autor: María del Carmen Daher  | 
    ||
| 
         
  | 
      
         daher@uerj.br  | 
    |
| 
         Palavras-chave: Ensino
        de espanhol no Brasil - trajetória do ensino de línguas - políticas
        lingüísticas.  | 
    ||
| 
         Currículo: Doutora em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desenvolve pesquisas na área da Análise do Discurso de base enunciativa e da formação de professores de língua estrangeira. É professora do Programa de Mestrado em Letras, área de concentração em Lingüística, e do Departamento de Neolatinas no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Lidera o GRPesq Práticas de Linguagem e Discursiviade (CNPq), integra o grupo Atelier e é bolsista do Programa Prociência UERJ/Faperj. Atualmente realiza estudos Pós doutorais na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara- Unesp/Araraquara.  | 
    ||
| 
         Resumo: O artigo apresenta a transcrição de uma das intervenções na mesa redonda Enseñanzas del español y políticas lingüísticas, realizada pela ocasião do I Coloquio de Estudios Hispánicos: itinerarios plurales de España y América Hispánica. Reflexiones lingüísticas y literarias, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Unesp, São Paulo, Brasil, de 8 a 10 de novembro de 2006. Também participaram da discussão a Profª Drª Neide González (USP) e a Profª Drª Ucy Soto (Unesp). O evento foi organizado pelas Profª Drª Maria Dolores Albar e Profª Drª Ucy Soto, e contou com a colaboração do Prof. Roberto Pérez Álvarez.  | 
    ||
| 
         Resumen: El texto del presente artículo reproduce la trascripción de una de las intervenciones pronunciadas en la mesa redonda intitulada Enseñanzas del español y políticas lingüísticas, por ocasión del I Coloquio de Estudios Hispánicos: itinerarios plurales de España y América Hispánica. Reflexiones lingüísticas y literarias, celebrada en la Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, en São Paulo, Brasil, entre el 8 y 10 de noviembre de 2006. Las demás intervenciones estuvieron a cargo de la Profª Drª Neide González (USP) y Profª Drª Ucy Soto. Las responsables del evento fueron las Profª Drª Maria Dolores Albar y Profª Drª Ucy Soto, y contaron con la colaboración del lector Prof. Roberto Pérez Álvarez.  | 
    ||
| 
       Home-page: [não disponível]  | 
  ||
| 
       Sobre
      o texto:  | 
  ||
| 
       Informações
      bibliográficas:  |