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O social e o político confluem na paisagem interiorana da estética de Cora Coralina |
Nome do Autor: Suely Reis Pinheiro |
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Palavras-chave: Cora Coralina - social - político |
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Currículo: Doutora em Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, pela Universidade de São Paulo-USP. Título da Tese: Carlitos: A Paródia Gestual do Herói. Mestre em Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Título da Dissertação: Garabombo: um pícaro politizado. Linha de pesquisa: Literatura e outras linguagens, com enfoque na Literatura Picaresca e na Paródia. Atualmente, pesquisa Literatura e Cultura Afrodescendentes. Seu universo de estudo também abrange algumas obras de pintura onde a paródia se faz presente. Seus artigos estão publicados em várias revistas no Brasil e no exterior. Professora aposentada da Universidade Federal Fluminense e convidada para o Curso de Especialização da UERJ e da UNIGRANRIO. Diretora do website Hispanista e editora da revista Hispanista – primeira revista eletrônica dos hispanistas do Brasil. |
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Resumo: Cora se define como mulher que soube se impor no cenário intelectual nacional, desestruturando, como escritora, os espaços sociais, culturais e políticos pertencentes aos homens. Afasta fronteiras limítrofes entre os sexos, burlando o discurso paradigmático dos homens, único a ser considerado. Constrói uma obra que circula nos vários campos do social e do político do seu Goiás interiorano, abrindo brechas para falar de temas até então proibitivos para o discurso feminino, na preconceituosa sociedade de fins do XIX e começo do século XX. E edifica, através da conquista da palavra escrita, documento histórico e testamental, na leitura de um Brasil desconhecido e ignorado. |
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Resumen: Cora se define como mujer que supo imponerse en escenario intelectual nacional, desestructurando, como escritora, los espacios sociales, culturales y políticos pertenecientes a los hombres. Ahuyenta fronteras limítrofes entre los sexos, burlando el discurso paradigmático de los hombres, el único a ser considerado. Construye una obra que circula en los varios campos del social y del político de su Goiás interiorano, abriendo brechas para hablar de temas hasta entonces prohibitivos para el discurso femenino, en la sociedad llena de prejuicios de fines del siglo XIX y comienzos del siglo XX. Y, además edifica, a través de la conquista de la palabra escrita, documento histórico y testamental, en la lectura de un Brasil desconocido e ignoto. |
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