Doutora
em Lingüística Aplicada - tese: Discursos presidenciais de 1o de maio: a trajetória de uma
prática discursiva (PUC/SP). Mestre em Língua Espanhola e
Literaturas Hispânicas - dissertação: Pedro Páramo y La muerte de Artemio Cruz: o discurso do
tempo e da morte (UFRJ). Professor Adjunto, Procientista, do
Departamento de Letras Neolatinas, do Instituto de Letras, da
Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Coordenadora do
Programa Especial de Expansão da Capacidade de Ensino do Espanhol da
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PRECESP/IL/UERJ e do
projeto O Ensino Fundamental e o Espanhol como
Língua Estrangeira: Instrumentalizando pelo Trabalho, desenvolvido em
escolas-pólo da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e no
Colégio de Aplicação da UERJ. Ex-assessora dos Parâmetros
Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino
Fundamental- Línguas Estrangeiras e consultora junto à Secretaria
Municipal de Educação do Rio de Janeiro para a reformulação da
proposta de ensino de línguas estrangeiras, contido no
Multieducação/SME/97. Desenvolve pesquisas na área da Análise do
Discurso de base enunciativa e da formação de docentes de
espanhol/LE