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HISPANISTA - Vol II - no 7 - outubro-novembro-dezembro  -  2001
Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil - Fundada em abril de 2000 
ISSN 1676-904X

Editora geral: Suely Reis Pinheiro - Direção de arte: José A. B. Carvalho 

 QUEM SOMOS

 

 EDITORIAL

 

 ESTUDOS LITERÁRIOS

Fingimentos
José Carlos Avellar


O cinema, a questão aqui aparece de modo bem claro, não é o que olhamos, é o olhar. Quem vê está consciente do ponto de vista de onde vê. Quem vê um filme recebe não um sentimento igual ao dos personagens que vivem a cena, mas sim o sentimento da pessoa que por trás da câmera torna a cena visível. Enquanto vê um filme o espectador não se limita a fazer um recenseamento dos objetos que compõem o cenário e dos gestos e palavras dos personagens. A ação na tela é uma projeção do olhar do realizador, ou do personagem através do qual ele narra a história. É um estímulo para o olhar do espectador. O cinema é bem este momento em que se cruzam os olhares da pessoa que fez o filme e da pessoa que vê o filme.

ESTUDOS LINGÜÍSTICOS

Los manuales brasileños para la enseñanza del E/LE: Algunas reflexiones sobre la competencia comunicativa desarrollada por los mismos
Lucielena Mendonça de Lima

Este trabalho refere-se à análise de materiales para o ensino de E/LE. Os comentários e primeiras conclusões que apresentamos fazem parte de um projeto de pesquisa intitulado "la competência comunicativa desenvolvida a partir dos livros didáticos para o ensino de E/LE publicados por editoras brasileiras". O objetivo principal de nosso projeto é observar se os manuais analisados levam ou não ao desenvolvimento da competência comunicativa. Apresentaremos quatro critérios teóricos que usamos para realizar a análise e as referências dos treze manuais brasileiros com os que estamos trabalhando.

Cantinflas: la parodia del lenguaje picaresco en el cine
Suely Reis Pinheiro

À luz dos conceitos de Linda Hutcheon sobre la paródia se objetiva apontar como o cinema pode ser un meio conformador da linguagem, ao apresentar vários registros do discurso. Com la sedução que o personagem Cantinflas exerce sobre los espectadores, fica muito fácil ler, mesmo que seja sob a desconstrução dal linguagem culta e erudita, muitos sinais apontados para os  problemas político-sociais. 

Literatura y cine: Bodas de Sangre de Lorca

Maria de Lourdes Martini

Bodas de Sangre na perspectiva de três criadores: Lorca, Gades y Saura. O tratamento da tragédia na dança flamenga e no cinema. O que se elimina da obra teatral e o que se observa segundo as características da outra arte. 

Carlitos: o gestual no neopícaro
Suely Reis Pinheiro

A partir do estudo da tipologia de Greimas, o personagem Carlitos é analisado segundo sua gestualidade corporal. A linha paródica que dá origem à pluralidade do personagem Carlitos abre espaço para circular a sua gestualidade orgiástica, em diálogo com o trapaceiro pícaro e o utópico Quixote. Na complexidade estrutural da paródia entre o cinema mudo e a obra literária é, sobretudo, pela linguagem gestual, que se põe a nu a transcontextualização paródica.

La india mexicana en el ensayo de Gabriela Mistral: feminismo y género
Julio Aldinger Dalloz

O artigo analisa um dos mais conhecidos ensaios de Gabriela Mistral - La Silueta de India - tentando pôr em relevo as idéias mistralianas quanto às questões de gênero e feminismo.

WEBLÍNGUA

Caracol - Apodo - Mequetrefe
Alexis Márquez Rodríguez
O autor apresenta uma série de pequenos artigos em que estuda elementos da linguagem.

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