quixotemarca.jpg (3492 bytes) cabeçalho.gif (32232 bytes)

Bem-vindo à  revista Hispanista! 

HISPANISTA - Vol IV - no 16 - janeiro - fevereiro - março de 2004
Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil - Fundada em abril de 2000 
ISSN 1676-904X

Editora geral: Suely Reis Pinheiro - Direção de arte: José A. B. Carvalho 

 QUEM SOMOS

 

 EDITORIAL

 

ESTUDOS LINGüÍSTICOS

A  formação de imagens mentais e metáforas em uma análise das expressões idiomáticas do português e do espanhol
Eliane Roncolatto
Neste trabalho trataremos uma das questões mais relevantes no que se refere ao estudo das expressões  idiomáticas: as imagens mentais e a formação das metáforas. Entendemos que cada comunidade de falantes elege elementos  lexicais que atendam a sua necessidades expressivas em um determinado momento histórico e cultural. Por meio da análise destes elementos em português e em espanhol, vamos avaliar como se produzem as imagens mentais e o surgimento das metáforas.

CRIAÇÃO

Transculturación inversa en O Cortiço
León Guillermo Gutiérrez
Este estudo, baseado na análise textual nos permite demonstrar a existência da transculturação inversa, que tem as mesmas etapas que a exposta por Ortiz y Rama. Tratando-se de um romance  fundacional, é possível que uma das propostas de Aluísio Azevedo em O Cortiço (1890), seja precisamente destacar os elementos dominadores do Brasil que exerceram o abrasileiramento dos colonizadores, que foram submetidos pela sensualidade e pela natureza a uma irremediável transculturação inversa. 

Fronteiras movediças: O hibridismo em Grande Sertão: Veredas
Josina Nunes Drumond

Partindo do conceito de fronteira, em Semiótica da Cultura, como mecanismo semiótico sem o qual não é possível haver produção de sentido numa dada semiosfera, focalizaremos, em Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa,  as fronteiras movediças e o hibridismo na estrutura do romance, na narrativa, na indefinição espacial e temporal,  nos personagens e na alquimia do verbo.

 ESTUDIOS LITERARIOS

Modernidade/Pós-modernidade em Gabriel García Márquez

Selma Calasans Rodrigues 

Revisão do conceito de pós-moderno imputado ao romance de Gabriel García Márquez, Cien años de soledad. Por outro lado, crítica ao conceito de realismo mágico aplicado às obras de autores como Rushdie ou Coetzees, por exemplo. Desconhecimento dos fundamentos e implicações históricas de tais conceitos.

Feijoo y Sarmiento: Ensayo y prueba explícita

Carlos Moreno Hernández

José Ortega y Gasset define o ensaio em Meditaciones del Quijote (1914) como "la ciencia menos la prueba explícita".  O artigo trata da vida e obra dos dois beneditinos galhegos, especialmente do papel de Sarmiento como aval da obra de Feijoo desde seu mosteiro em Madri mediante a contribuição da "prueba explícita", isto é, as fontes que Feijoo usa, mas que não cita em seus ensaios de divulgação.

Acercamiento hermenéutico a la poesía de César Vallejo. O de la posibilidad de andar el mismo camino por diferentes caminos
José Martín Hurtado Galves
Ler é uma forma de entender a realidade, mas  ler poesia é criar uma nova realidade, é fazer voltar ao poema parte de si mesmo pelo mais puro prazer de fazê-lo, pelo simples fato de que estamos vivendo, sonhando, imaginando. Todo leitor é um sujeito em constante construção e nesse sentido, a poesia de César Vallejo permite nos desconstruir a partir da própria desconstrução do poema. 

Los detectives salvajes de Roberto Bolaño: Un obituario a la narrativa del siglo XX
Julia Elena Rial
 
Este ensaio aborda “ Los Detectives Salvajes” ( 1999) do escritor chileno Roberto Bolaño e fala como a escrita na qual se materializa um acontecido cotidiano, em espaços urbanos, através dos quais se perfilam relações humanas conflitivas, contraditórias, contingentes e niilistas. Um contra-espírito predomina em todo o romance onde o  objetivo de seus personagens é a busca de Cesárea Tinajero,  poetisa mexicana dos anos 30.

WEBLENGUA

Luna - Tierra - Roca
Alexis Márquez Rodríguez
O
autor apresenta uma série de pequenos artigos onde estuda elementos da linguagem.

NORMAS

Normas para envío de artículos

CONSELHO

Conheça os membros do Conselho Editorial

CORRESPONDENTES

Conheça os nossos Correspondentes no Brasil e no Exterior

NÚMERO ATUAL DA REVISTA HISPANISTA

Visite o número atual

NÚMEROS ANTERIORES DA REVISTA HISPANISTA

Visite nossos números anteriores

PORTAL HISPANISTA

Retorne ao portal