quixotemarca.jpg (3492 bytes) cabeçalho.gif (32232 bytes)

Bem-vindo à  revista Hispanista! 

HISPANISTA - Vol V - no 19 - outubro- novembro - dezembro de 2004
Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil - Fundada em abril de 2000 
ISSN 1676-904X

Editora geral: Suely Reis Pinheiro - Direção de arte: José A. B. Carvalho 

QUEM SOMOS

 

EDITORIAL

 

 ESTUDOS LITERÁRIOS

Ippolito Nievo y un malón en el Mato Grosso
Beatriz Curia

O trabalho examina, do ponto de vista das literaturas comparadas, as relações entre o romance de  Ippolito Nievo Le confessioni d’un italiano (1857-1858), que descreve, com toda classe de pormenores, o ataque de um malón no Mato Grosso, com a rica trajetória do  motivo do malón na literatura argentina. Conjectura possíveis conexões entre o motivo do malón oferecido pelo texto de Nievo com textos brasileiros.  

 

Flora Tristán: diálogos com a utopia
Cláudia Luna

No século XIX, quando se formam as nações latino-americanas, cruzam-se vozes heterogêneas e conflitantes. Flora Tristán, escritora franco-peruana, é observadora privilegiada dos dois mundos. Em Peregrinaciones de una paria, relato de viagem ao Peru, reescreve a nação sob o olhar crítico do sujeito marginalizado. Em Paseos por Londres, revela espaços inexplorados, enfocando personagens que socialmente marginalizados.

La protección jurídico-penal de las mujeres en la Hispania Medieval, a través del Código de Las Siete Partidas
Diana Arauz Mercado

A presente contribuição destaca a importância e a necessidade de conhecer o papel desempenhado pelas mulheres na hispania medieval, mediante a análise da legislação dirigida à sua proteção, como é o caso do Código de las Siete Partidas, em que examinaremos algumas das condutas de delito ocorridas com maior freqüência na época mencionada.

 

Los perros del paraíso: la ilusión edénica de Cristóbal Colón
Giorgio Serra Maiorana


O artigo analisa o romance de Abel Posse, Los perros del paraíso no que diz respeiro ao mesmo tema do paraíso terrenal. Concretamente se expõe a caracterização edênica do Novo Mundo por parte de seu descobridor. Assim mesmo se toma em consideração a visão dos demais personagens das terras recém descobertas, demostrando de este modo a relatividade do mesmo conceito de paraíso terrenal.

História de amor: imagens que falam
Vaneide D. Cunha Arantes
 

O presente artigo pretende evidenciar a influência da imagem gráfica na Literatura infanto-juvenil, sua capacidade de desenvolver a imaginação e a aprendizagem. Pois sabemos que a vida nos oferece, todos os dias, uma variedade de cores, formas, movimentos e significações. O nosso olhar curioso observa os detalhes, as diferenças, as mudanças, o permanente, o antigo, o novo dando-lhes significado pessoal. O desenvolvimento dessa prática educa o olhar, estimulando-o a ver para além da aparência e, assim, perceber a essência das coisas e dos fatos na vida e na Literatura.

 Los arquetipos germinantes del canto Illimani, de Andrés Alencastre, en la obra etnológica y ficcional arguedianas: un caso de genética antetextual  
. Edmer Calero del Mar 
Um elemento da cosmologia andina, os arquétipos germinantes, aparece primeiro na obra etnológica e a seguir no romance arguediano. Esta cronologia e a osmose entre as obras referidas converte esta imagem arquetípica em um elemento da genética antetextual. Incluída na diégese de Todas las sangres, a mesma imagem ajuda fortemente a nos fazer chegar até nós algumas preocupações de Arguedas.

WEBLÍNGUA

Mamarracho - Mordaza -  Democracia
Alexis Márquez Rodríguez

o autor apresenta uma série de pequenos artigos onde estuda elementos da linguagem

 

NORMAS

Normas para envio de artigos

CONSELHO

Conheça os membros do Conselho Editorial

CORRESPONDENTES

Conheça os nossos Correspondentes no Brasil e no Exterior

NÚMERO ATUAL DA REVISTA HISPANISTA

Visite o número atual

NÚMEROS ANTERIORES DA REVISTA HISPANISTA

Visite nossos números anteriores

PORTAL HISPANISTA

Retorne ao portal