quixotemarca.jpg (3492 bytes) cabeçalho.gif (32232 bytes)

Bem-vindo à  revista Hispanista! 

HISPANISTA - Vol VI - no 22 - julho - agosto - setembro de 2005
Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil - Fundada em abril de 2000 
ISSN 1676-904X

Editora geral: Suely Reis Pinheiro - Direção de arte: José A. B. Carvalho 

QUEM SOMOS

 

EDITORIAL

 

 ESTUDOS LITERÁRIOS

 La  Evolución Política de Neruda
Jorge Carrasco

Neruda foi um homem que sempre manteve um compromisso com os mais pobres. Em seus primeiros poemas já se nota a sensibilidade social do jovem anarquista e sua vontade de colocar nos versos o estado de exploração que vive a imensa maioria dos trabalhadores do sul do Chile. Este compromiso terá seu correlato ideológico depois da Guerra Civil Espanhola, quando decide se integrar à ação militar. Filia-se ao Partido Comunista e é eleito senador da república. Contudo, a postura do autor de Canto General não é uniforme. Publicamente confirmou sua adesão incondicional ao Partido, mas em sua poesia os líderes esquerdistas, ao mesmo tempo que são elogiados, são também menosprezados implacavelmente. 

El Colón de Abel Posse, un héroe hebraico
Carlos-Germán van der Linde
 
A
historiografia não dá conta de toda a verdade, nem oferece uma versão que deixa escapar múltiplas vozes, i.e., a verdadeira raiz dos desejos e ódios que teceram a tradição oficial e que escapou à superficialidade dos documentos; a que Abel Posse propõe como “sexualidade”. Esta raiz não foi  incluída nas crônicas das Índias, apresentando-se, em conseqüência, personagens assexuados, heróis prototípicos, seres quase espirituais.   

Irrupción de la otredad y escisión del ser en Cuello de gatito negro, de Julio Cortázar
Juan Ramón Vélez García  

Grande parte da narrativa de Julio Cortázar está assinalada pela irrupção de uma "otredad", de uma inquietante estranheza em um marco cotidiano. Em “Cuello de gatito negro” esta manifestação tem lugar no  corpo de um personagem, cujas mãos atuam independentes de sua vontade. Tal conto constitue outro claro exemplo da aproximação do autor dos limites da experiência e do narrado.  

 

Recursos persuasivos de la publicidad social a través de las campañas gubernamentales y la Dirección General de Tráfico contra el tabaco, alcohol y drogas
Isabel María Pérez Rodríguez
 

Este artigo reflete a importância da publicidade social realizada pelas Administrações Públicas através das campanhas contra a droga, o álcool e o tabaco dirigidas aos adolescentes. Trata-se de um estudo semiótico-discursivo sobre as diferentes estratégias lingüístico-comunicativas para persuadir o receptor. Neste trabalho empírico, levamos em conta os níveis textuais, os tons textuais, os jogos argumentativos, assim como as estruturas estilísticas e retóricas.

CRIAÇÃO

Fios de Tempo
Guilherme Augusto Rezende Lemos

O Candomblé é uma religião iniciática de caráter progressivo. Sua organização se estabelece a partir de um conceito peculiar de hierarquia onde o que está “acima” não tem, necessariamente, poder sobre o que está “abaixo”, mas vai adquirindo, com o tempo e as “obrigações”, o direito de participar e “ver” aspectos mais profundos do cotidiano religioso obtendo, com isso, mais conhecimento. O saber sempre se realiza no real, quem sabe, não sabe para si nem por si, sabe a partir da necessidade e para fins. O saber é ao mesmo tempo o segredo, a necessidade e a capacidade de materializar o conhecimento, transmutando mitos em ritos, práticas e objetos.  

 

WEBLÍNGUA

Pastel - Arepa - Complicidad
Alexis Márquez Rodríguez

o autor apresenta uma série de pequenos artigos onde estuda elementos da linguagem.

NORMAS

Normas para envio de artigos

CONSELHO

Conheça os membros do Conselho Editorial

CORRESPONDENTES

Conheça os nossos Correspondentes no Brasil e no Exterior

NÚMERO ATUAL DA REVISTA HISPANISTA

Visite o número atual

NÚMEROS ANTERIORES DA REVISTA HISPANISTA

Visite nossos números anteriores

PORTAL HISPANISTA

Retorne ao portal