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Bases antropológicas y sociales de la educación: antropología pedagógica

Nome do Autor: Wagner Luiz de Menezes / Cynthia E. Brizuella Speratti

wagnerluiz@mandic.com.br

Palavras-chave: Antropologia - antropologia pedagógica - antropologia social

Currículo: Licenciado em Letras - Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Literatura, pela Universidade do Vale do Itajaí, Mestrado em Ciências da Educação com Especialização em Gestão de Instituições Educacionais pela Universidad Autónoma de Asunción, Doutorando em Ciências da Educação na Universidad Tecnológica Intercontinental. Agraciado com o Mérito Universitário Catarinense – 2003, na área de Linguística, Letras e Artes. Atua como voluntário na Fundación Dequení do Paraguai, no Instituto Brasil Voluntário, na Pastoral da Criança e na Representação da UNESCO no Brasil. Docente da Rede Oficial de SC, Faculdade Educacional da Lapa (FAEL / EADCON), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI / EADCON), Rede Privada no Balneário Piçarras, SESI e Prefeitura de Penha. Atuando principalmente nas áreas: Antropologia Social, Educação Superior, Homem – ser social, Investigação Científica, IC Junior e Estudos Latinoamericanos.

Resumo: No sentido da Antropologia na Educação existem três teses importantes: que a educação é possível sem uma determinada imagem do homem; que o homem é o único animal que necessita aprender a ser e que necessita saber o que é para sê-lo. Apresenta-se aqui uma pesquisa bibliográfica em que se interpretam conceitos sobre o desenvolvimento humano. Por ser uma faculdade humana, a inteligência não se subtrai da necessidade de se solidarizar com uma matéria, enquanto o ser homem é essencialmente, um híbrido de espírito e matéria, chegando à conclusão de que o ser humano pode ser melhor com ajuda dos outros, mas nunca se pode substituir ninguém por outra pessoa – a ajuda que necessita é a educação.

Resumen: En el sentido de la Antropología en la educación existen tres tesis importantes: Que La educación es posible sin una determinada imagen del hombre; que él hombre  es el único animal que necesita aprender a ser y que necesita saber lo que es para serlo. Se presenta una investigación bibliográfica en que se interpretan conceptos sobre el desarrollo humano. Por ser una facultad humana, la inteligencia no se sustrae a la necesidad de solidarizarse con una materia, por cuanto el hombre ser esencialmente, un híbrido de espíritu y materia, llegando a conclusión de que ser humano puede ser mejor con la ayuda de los otros, pero nunca se puede sustituir nadie por otra persona – la ayuda que se necesita es la educación.

 

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Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 32

Informações bibliográficas:
Menezes, Wagner Luiz de; Speratti, Cynthia E. Brizuella. Bases antropológicas y sociales de la educación: antropología pedagógica. In: Hispanista, n. 32. [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo248.htm

 

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