|
|
Para acessar o artigo,
clique no título
|
248 |
Bases
antropológicas y sociales de la educación: antropología pedagógica
|
Nome do Autor: Wagner Luiz de Menezes / Cynthia E. Brizuella Speratti |
||
|
wagnerluiz@mandic.com.br |
|
Palavras-chave: Antropologia - antropologia pedagógica - antropologia social |
||
Currículo: Licenciado em Letras - Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Literatura, pela Universidade do Vale do Itajaí, Mestrado em Ciências da Educação com Especialização em Gestão de Instituições Educacionais pela Universidad Autónoma de Asunción, Doutorando em Ciências da Educação na Universidad Tecnológica Intercontinental. Agraciado com o Mérito Universitário Catarinense – 2003, na área de Linguística, Letras e Artes. Atua como voluntário na Fundación Dequení do Paraguai, no Instituto Brasil Voluntário, na Pastoral da Criança e na Representação da UNESCO no Brasil. Docente da Rede Oficial de SC, Faculdade Educacional da Lapa (FAEL / EADCON), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI / EADCON), Rede Privada no Balneário Piçarras, SESI e Prefeitura de Penha. Atuando principalmente nas áreas: Antropologia Social, Educação Superior, Homem – ser social, Investigação Científica, IC Junior e Estudos Latinoamericanos. |
||
Resumo:
No sentido da Antropologia
na Educação existem três teses importantes: que a educação é possível
sem uma determinada imagem do homem; que o homem é o único animal que
necessita aprender a ser e que necessita saber o que é para sê-lo. Apresenta-se
aqui uma pesquisa bibliográfica em que se interpretam conceitos sobre
o desenvolvimento humano. Por ser uma faculdade humana, a inteligência
não se subtrai da necessidade de se solidarizar com uma matéria, enquanto
o ser homem é essencialmente, um híbrido de espírito e matéria, chegando
à conclusão de que o ser humano pode ser melhor com ajuda dos outros,
mas nunca se pode substituir ninguém por outra pessoa – a ajuda que
necessita é a educação. |
||
Resumen: En el sentido de
|
Home-page: [não disponível] |
Sobre o texto: |
Informações bibliográficas: |