ARTIGO ON LINE
Para acessar o artigo, clique no título
|
287 |
As dimensões políticas sobre o ensino da língua espanhola no Brasil: tradições e inovações – 2ª parte |
Nome do Autor: Márcia Paraquett |
||
|
mparaquett@uol.com.br |
|
Palavras-chave: Políticas linguisticas - ensino/aprendizagem - Espanhol |
||
Currículo: Márcia Paraquett é docente na Universidade Federal da Bahia (UFBA), com licenciatura em Letras (Habilitação Português/Espanhol, UFF, 1970), Mestrado em Letras (Língua Portuguesa, UFF, 1977), Doutorado em Letras (Literaturas Hispânicas, USP, 1997) e Pós-doutorado em Lingüística Aplicada (UNICAMP, 2002). Atua na área de Estudos Lingüísticos e desenvolve pesquisa sobre Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira, Formação de Professores e Abordagem Multicultural na Aprendizagem de Línguas. É autora de três livros, organizadora de dois, além de ter publicado artigos em revistas e capítulos em livros de sua área de interesse científico. |
||
Resumo: O texto aborda a história da presença/ausência do Espanhol como língua estrangeira (E/LE) no Brasil, marcada por um percurso que confirma a falta de compromisso com uma política que, de fato, tenha se dedicado à construção de uma relação dialética entre o Brasil e os países hispânicos. O artigo explora a Gramática de Nebrija (1492) como ato inaugural de uma política de hegemonia lingüística; a seguir apresenta uma cronologia que explica o percurso de E/LE no Brasil e finaliza discutindo os reflexos que a Lei 11.161, de 05/08/2005, está provocando entre a comunidade hispânica de nosso país. |
||
Resumen: El texto aborda la historia de la presencia/ausencia del Español como lengua extranjera (E/LE) en Brasil, marcada por un recorrido que confirma la falta de compromiso con una política que, de hecho, se ha dedicado a la construcción de una relación dialéctica entre el Brasil y los países hispánicos. El artículo habla sobre Gramática de Nebrija (1492) como acto inaugural de una política de hegemonía lingüística; a continuación presenta una cronología que explica el trayecto de E/LE en Brasil y al final discute los reflejos que la Ley 11.161, de 05/08/2005 , está provocando entre la comunidad hispánica de nuestro país. |
Home-page: não disponível |
||
Sobre
o texto: |
||
Informações
bibliográficas: |