quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

Para acessar o artigo, clique no título

 

 

287

    As dimensões  políticas sobre o ensino da língua espanhola no Brasil: tradições e inovações – 2ª parte

Nome do Autor:                           Márcia Paraquett  

mparaquett@uol.com.br

Palavras-chave:  Políticas linguisticas - ensino/aprendizagem - Espanhol

Currículo: Márcia Paraquett é docente na Universidade Federal da Bahia (UFBA), com licenciatura em Letras (Habilitação Português/Espanhol, UFF, 1970), Mestrado em Letras (Língua Portuguesa, UFF, 1977), Doutorado em Letras (Literaturas Hispânicas, USP, 1997) e Pós-doutorado em Lingüística Aplicada (UNICAMP, 2002). Atua na área de Estudos Lingüísticos e desenvolve pesquisa sobre Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira, Formação de Professores e Abordagem Multicultural na Aprendizagem de Línguas. É autora de três livros, organizadora de dois, além de ter publicado artigos em revistas e capítulos em livros de sua área de interesse científico.

Resumo: O texto aborda a história da presença/ausência do Espanhol como língua estrangeira (E/LE) no Brasil, marcada por um percurso que confirma a falta de compromisso com uma política que, de fato, tenha se dedicado à construção de uma relação dialética entre o Brasil e os países hispânicos. O artigo explora a Gramática de Nebrija (1492) como ato inaugural de uma política de hegemonia lingüística; a seguir apresenta uma cronologia que explica o percurso de E/LE no Brasil e finaliza  discutindo os reflexos que a Lei 11.161, de 05/08/2005, está provocando entre a comunidade hispânica de nosso país.

Resumen: El texto aborda la historia de la presencia/ausencia del Español como lengua extranjera (E/LE) en Brasil, marcada por un recorrido que confirma la falta de compromiso con una política que, de hecho, se ha dedicado a la construcción de una relación dialéctica entre el Brasil y los países hispánicos. El artículo habla sobre Gramática de Nebrija (1492) como acto inaugural de una política de hegemonía lingüística; a continuación presenta una cronología que explica el trayecto  de E/LE en  Brasil y al final discute los reflejos que la Ley 11.161, de 05/08/2005 , está provocando entre la comunidad hispánica de nuestro país.  

Home-page: não disponível

Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no

Informações bibliográficas:
Paraquett, Márcia
. As dimensões  políticas sobre o ensino da língua espanhola no Brasil: tradições e inovações – 2ª parte   In: Hispanista, n. 38 [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo.287tm

 

marcador1.gif (1653 bytes) HOME marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL 

marcador1.gif (1653 bytes)

NÚMERO ATUAL 

marcador1.gif (1653 bytes)

NÚMEROS ANTERIORES