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Enseñanza del español en Brasil centrada en la compresión lectora según recomendaciones de los Parámetros Curriculares Nacionales de Lengua Extranjera (PCNS LE): Una formación incompleta del alumnado y una puerta para la desigualdad

Nome do Autor:                                                  José Veiga Vinal Junior

                           joseveigavinal@gmail.com

Palavras-chave:  Ensino do Espanhol no Brasil - Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira -  Desigualdade Social

Currículo: Licenciado em letras com espanhol pela Universidade Federal da Bahia. Fez o doutorado em língua e linguística pela Universidade de Vigo-Espanha. Ensina na área de língua espanhola há mais de 10 anos. Desenvolve ao longo de sua carreira, projetos relacionados ao ensino e inclusão social. Atualmente é professor na Universidade do Estado da Bahia no colegiado de Espanhol e também é professor no NEHIS-Núcleo de Estudos Hispânicos dessa mesma instituição.   

Resumo: Este artigo busca levantar reflexões em relação ao ensino do espanhol no Brasil, tendo como base as recomendações estabelecidas pelos PCNs de Língua Estrangeira que estabelecem o foco na compreensão leitora em detrimento de outras habilidades. Este trabalho propõe também uma análise mais crítica em relação à formação do aluno brasileiro, principalmente o aluno da escola pública e as possíveis consequências de um ensino centrado exclusivamente em uma só destreza comunicativa, promovendo assim uma observação de como as incoerências contidas e defendidas por esse manual feito pelo próprio Ministério da Educação podem promover um processo de desigualdade. 

Resumen: Este artículo busca levantar reflexiones acerca de la enseñanza del español en Brasil teniendo como base las recomendaciones dadas por los PCNs de lengua extranjera que establecen el enfoque en la compresión lectora en detrimento de otras habilidades. Este trabajo propone también un análisis más crítico en relación a la formación del alumno brasileño, principalmente el alumno de la escuela pública y las posibles consecuencias de una enseñanza centrada en una sólo destreza comunicativa, promoviendo de esa manera una observación de como las incoherencias contenidas y defendidas por ese manual hecho por el propio Ministerio de Educación pueden promover un proceso de desigualdad.

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Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 50

Informações bibliográficas: Vinal Junior, José Veiga. Enseñanza del español en Brasil centrada en la compresión lectora según recomendaciones de los Parámetros Curriculares Nacionales de Lengua Extranjera (PCNS LE): Una formación incompleta del alumnado y una puerta para la desigualdad . In: Hispanista, n. 50. [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo390.htm

 

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