quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

 

     430

  Sobre currículo e cultura


Nome do Autor:                     Guilherme Augusto Rezende Lemos

                              guilhermealemos@yahoo.com.br

Palavras-chave:      Educação - currículo - cultura

Currículo: Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ – PropEd. Linha de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura, financiamento CNPq, FAPERJ. Professor de Filosofia da Rede Pública Estadual e Coordenador de Controle Acadêmico do Stricto Sensu, da Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UERJ.

  Resumo: Tomo como ponto de partida a noção de currículo como enunciação da cultura. A ideia de enunciação, em si mesma, é bastante difusa, tanto pode agir como subjetivação como pode associar a ação à mera observação ou descrição do observado. O currículo como enunciação da cultura pode tanto propor como interpretar uma dada cultura. Mas como isto se opera?                     

Resumen: Tomo como punto de partida la noción de currículo como enunciación de la cultura. La idea de enunciación, en sí misma, es bastante difusa, tanto puede actuar como subjetivación como puede asociar la acción a la mera observación o descripción de lo que se observa. El currículo como enunciación de la cultura tanto puede proponer como interpretar una dada cultura. ¿Pero como esto opera?

Home-page: não disponível

Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 54

Informações bibliográficas: Lemos, Guilherme Augusto Rezende. Sobre currículo e cultura. In: Hispanista, n. 54. [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo430.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes) HOME marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL 

marcador1.gif (1653 bytes)

NÚMERO ATUAL 

marcador1.gif (1653 bytes)

NÚMEROS ANTERIORES