quixotemarca.jpg (3492 bytes)

  

 

     455

Análise de um livro didático do ensino médio: o fomento à cidadania mercosulina em uma perspectiva intercultural 

Nome do Autor:     Lucielena Mendonça de Lima & Paula Renata Almeida Lima

                            lucielenalima@gmail.com

                          paula1lima@hotmail.com

Palavras-chave:      Interculturalidade - cidadania mercosulina - livro didático

Currículo:  

Lucielena Mendonça de Lima é professora de espanhol na Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui doutorado em Filologia Hispânica pela Universidade de Oviedo, Espanha, e pós-doutorado em Linguística aplicada pela Universidade de Brasília (UnB) sobre o ensino de português como língua estrangeira. Dedica-se a pesquisas sobre o ensino de espanhol e formação de professores de espanhol e de português a estrangeiros em uma perspectiva intercultural. É coordenadora do programa de parcerias universitárias de graduação de línguas espanhola e portuguesa do MERCOSUL na UFG.

Paula Renata Almeida Lima possui graduação em Letras (2007)e mestrado em Letras e Linguística (2010) pela Universidade Federal de Goiás, atuando principalmente na área de estudos interculturais voltados para o ensino-aprendizagem de língua espanhola. Atualmente, é professora da Rede Municipal de Educação de Goiânia, professora substituta da Faculdade de Letras/UFG e cursa doutorado na mesma Instituição.

 Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar como um livro didático de espanhol apresenta o MERCOSUL e se levaria a desenvolver a cidadania mercosulina. Discute-se o ensino de elementos culturais e de representação (CORBETT, 2003; Kramsch, 2006), interculturalidade no âmbito do ensino de línguas e na era da globalização (BLOMMAERT, 2003; KRAMSCH, 1993; 2001; 2009; RISAGER, 2006; ORTIZ, 2008).

Resumen: Este trabajo tiene el objetivo de analizar cómo un libro didáctico de español  presenta el MERCOSUR y si llevaría a desarrollar la ciudadanía mercosureña. Se discute la enseñanza de elementos culturales y de representación (CORBETT, 2003; Kramsch, 2006), interculturalidad en el ámbito de la enseñanza de lenguas y en la era de la globalización (BLOMMAERT, 2003; KRAMSCH, 1993; 2001; 2009; RISAGER, 2006; ORTIZ, 2008).

Home-page: não disponível

Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 57

Informações bibliográficas: Lima, Lucielena Mendonça de  & Lima, Paula Renata Almeida. Análise de um livro didático do ensino médio: o fomento à cidadania mercosulina em uma perspectiva intercultural. In: Hispanista, n. 57. [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo455.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes) HOME marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL 

marcador1.gif (1653 bytes)

NÚMERO ATUAL 

marcador1.gif (1653 bytes)

NÚMEROS ANTERIORES