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O movimento da Escola Nova na recente historiografia da educação espanhola

Nome do Autor:                                         Norberto Dallabrida

                            norbertodallabrida@hotmail.com

Palavras-chave:      Escola Nova - historiografia - representação

Currículo:  Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), líder do grupo de pesquisa “Sociedade, Memória e Educação” e bolsista produtividade do CNPq. Realizou estágio pós-doutoral na Université René Descartes – Paris V (2007-8) e na Universidad de Alcalá de Henares (2013).

  Resumo: Este artigo procura compreender como os trabalhos de Myriam Carreño, María del Mar del Pozo Andrés e Olegário Negrín Fajardo, publicados na última década, representaram o movimento da Escola Nova. Para tanto, usa o conceito de representação de Roger Chartier, entendido como “presentificação” do ausente, mas também como “re-apresentação” mais ou menos adequada de algo já dado. 

Resumen: Este artículo busca comprender como los trabajos de Myriam Carreño, María del Mar del Pozo Andrés y Olegário Negrín Fajardo, publicados en la última década, representan el movimiento de la Escuela Nueva. Para ello, utiliza el concepto de representación de Roger Chartier, entendido como “presentificación” del ausente, pero también como “re-apresentación” más o menos apropiado de algo ya dado.     

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Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 57

Informações bibliográficas: Dallabrida, Norberto.  O movimento da Escola Nova na recente historiografia da educação espanhola. In: Hispanista, n. 57. [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo457.htm

 

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