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Nome do Autor: Carmen Lúcia Fornari Diez & Vanice dos Santos & Carlos Eduardo Canan |
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caducanani@hotmail.com |
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Palavras-chave: Paidéia - formação - educação - |
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Currículo: Carmen Lúcia Fornari Diez, pós- doutoranda em Filosofia pela Universidade Carlos III, de Madrid, pós-doutora em Filosofia pela Universidade de Barcelona, doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. É aposentada como professora associada da Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora do Mestrado em Educação da UNIPLAC ¾ Universidade do Planalto Catarinense, na linha de pesquisa Políticas e Processos Formativos em Educação e está vinculada aos grupos de pesquisa NESEF Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica (UFPR), Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica ¾ Regional Planalto Catarinense (UNIPLAC) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Serra Catarinense ¾ HISTEDBR Serra Catarinense. Vanice dos Santos, doutora em Educação (PPGEDU/UFRGS), Mestre em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIPLAC). Assessora de Educomunicação na 23ª Coordenadoria Regional de Educação/RS. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica - Regional Planalto Catarinense (UNIPLAC), pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa em Tecnopoéticas, Neuroestética de Pesquisa em Tecnopoéticas, Neuroestética e Cognição (UFRGS, UNILASALLE, CNPq), ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida (Gepesvida) e ao Grupo de Pesquisa Rede de egressos: conhecimento para transformação social. Filiada a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPeducom).Carlos Eduardo Canan, mestrando em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC. Especialista em Línguas Modernas e Interdisciplinaridade - Português/Inglês pela Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí - FAFIPA. Possui graduação em Letras, línguas portuguesa e inglesa. Atualmente, é docente da UNIPLAC, nos cursos de Jornalismo e Licenciaturas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Estudos da Linguagem e Políticas Públicas na Educação Básica. É docente da rede municipal de ensino de Lages - SC, na disciplina de Língua Portuguesa e exerce o cargo de Supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente, é colunista do Programa Lendo e Relendo do jornal Correio Lageano, no qual possui uma coluna publicada quinzenalmente. |
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Resumo: Neste trabalho abordamos a educação como Paideia no sentido do termo grego. Paideia grega era a proposta de formação humano-intelectual dos cidadãos gregos na busca pela excelência humana. Vincula-se ainda a Bildung a outro momento distinto da cultura ocidental, à humanitas latina. Formação remete ao conceito de Bildung e ao significado de sua trajetória no século XVIII no contexto da tradição humanista. Esse período vivencia uma profunda transformação espiritual, com inovações no âmbito da crítica às interpretações de mundo vigentes, da literatura, da arte, da estética e na superação de um mero racionalismo iluminista, cujos influxos são percebidos na teoria educativa. Ao interrogar o verdadeiro sentido da formação pretendemos contribuir para o debate teórico da educação. A Paideia grega como critério orientador para pensar a formação possibilita despertar a consciência crítica e o olhar para a formação como fator de humanização do homem no passado e na atualidade. |
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Resumen: En este trabajo abordamos la educación como Paideia en el sentido del término griego. Paideia griega era la propuesta en formación humano-intelectual de los ciudadanos griegos en la búsqueda por la excelencia humana. Se vincula todavía la Bildung a otro momento distinto de la cultura occidental, a la humanitas latina. Formación remite al concepto de Bildung y al significado de su trayectoria en el siglo XVIII en el contexto de tradición humanista. Ese período vivencia una profunda transformación espiritual, con innovaciones en el ámbito de la crítica a las interpretaciones de mundo vigentes, de la literatura, del arte, de la estética y en la superación de un mero racionalismo iluminista, cuyos influjos son percibidos en la teoría educativa. Al interrogar el verdadero sentido de la formación pretendemos contribuir para el debate teórico de la educación. La Paideia griega como criterio orientador para pensar la formación posibilita despertar la conciencia crítica y la mirada para la formación como factor de humanización del hombre en el pasado y en la actualidad. |
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Sobre
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Informações bibliográficas: Carmen Lúcia Fornari Diez & Vanice dos Santos & Carlos Eduardo Canan. Paideia, humanitas e bildung como projetos formativos. In: Hispanista, n. 68[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo549.htm |