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Nombre del Autor: Carmen Lúcia Fornari Diez & Vanice dos Santos & Carlos Eduardo Canan |
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miuxe@uol.com.br
caducanani@hotmail.com |
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Palabras clave: Paidéia - formación - educación |
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Currículo: Carmen Lúcia Fornari Diez, postsdoctoranda en Filosofía por la Universidad Carlos III, de Madrid, postdoctora en Filosofía pela Universidadede Barcelona, doctora en Educación por la Universidade Metodista de Piracicaba y máster en Educación por la Universidade Federal do Paraná. Es jubilada como profesora asociada de la Universidade Federal do Paraná. En la actualidad es profesora del curso de Maestría en Educación de la UNIPLAC ¾ Universidade do Planalto Catarinense, en la línea de pesquisa Políticas e Processos Formativos em Educação y pertenece a los grupos de pesquisa NESEF Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica (UFPR), Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica ¾ Regional Planalto Catarinense (UNIPLAC), líder del Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Serra Catarinense ¾ HISTEDBR Serra Catarinense. Vanice dos Santos, doctora en Educación (PPGEDU/UFRGS), máster en Filosofía por la Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Coordinadora del Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIPLAC). Asesora de Educomunicação na 23ª Coordenadoria Regional de Educação/RS. Líder del Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica - Regional Planalto Catarinense (UNIPLAC), pesquisadora asociada al Grupo de Pesquisa em Tecnopoéticas, Neuroestética de Pesquisa em Tecnopoéticas, Neuroestética e Cognição (UFRGS, UNILASALLE, CNPq), ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida (Gepesvida) e ao Grupo de Pesquisa Rede de egressos: conhecimento para transformação social. Afiliada a la Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPeducom). Carlos Eduardo Canan, maestrando en Educación por la Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC. Especialista en Lenguas Modernas e Interdisciplinaridad - Portugués/Inglés por la Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí - FAFIPA. Posee graduación en Letras, lenguas portuguesa e inglesa. en la actialidad, es docente de la UNIPLAC, en los cursos de Periodismo y Licenciaturas en las asignaturas de Lengua Portuguesa, Estudios del Lenguaje y Políticas Públicas en la Educación Básica. Es docente de a rede municipal de ensino de Lages - SC, de Lengua Portuguesa y es Supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). En la actualidad es colunista do Programa Lendo e Relendo do jornal Correio Lageano, con una columna publicada quincenalmente. |
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Resumo: Neste trabalho abordamos a educação como Paideia no sentido do termo grego. Paideia grega era a proposta de formação humano-intelectual dos cidadãos gregos na busca pela excelência humana. Vincula-se ainda a Bildung a outro momento distinto da cultura ocidental, à humanitas latina. Formação remete ao conceito de Bildung e ao significado de sua trajetória no século XVIII no contexto da tradição humanista. Esse período vivencia uma profunda transformação espiritual, com inovações no âmbito da crítica às interpretações de mundo vigentes, da literatura, da arte, da estética e na superação de um mero racionalismo iluminista, cujos influxos são percebidos na teoria educativa. Ao interrogar o verdadeiro sentido da formação pretendemos contribuir para o debate teórico da educação. A Paideia grega como critério orientador para pensar a formação possibilita despertar a consciência crítica e o olhar para a formação como fator de humanização do homem no passado e na atualidade. |
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Resumen: En este trabajo abordamos la educación como Paideia en el sentido del término griego. Paideia griega era la propuesta en formación humano-intelectual de los ciudadanos griegos en la búsqueda por la excelencia humana. Se vincula todavía la Bildung a otro momento distinto de la cultura occidental, a la humanitas latina. Formación remite al concepto de Bildung y al significado de su trayectoria en el siglo XVIII en el contexto de tradición humanista. Ese período vivencia una profunda transformación espiritual, con innovaciones en el ámbito de la crítica a las interpretaciones de mundo vigentes, de la literatura, del arte, de la estética y en la superación de un mero racionalismo iluminista, cuyos influjos son percibidos en la teoría educativa. Al interrogar el verdadero sentido de la formación pretendemos contribuir para el debate teórico de la educación. La Paideia griega como criterio orientador para pensar la formación posibilita despertar la conciencia crítica y la mirada para la formación como factor de humanización del hombre en el pasado y en la actualidad. |
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Sobre el texto: |
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Informaciones bibliográficas: Carmen Lúcia Fornari Diez & Vanice dos Santos & Carlos Eduardo Canan. Paideia, humanitas e bildung como projetos formativos.. In: Hispanista, n. 68. [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo549esp.htm |