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Multiculturalidad y plurilingüismo latinoamericanos para la enseñanza del español al público brasileño

Nome do Autor:            Fábio Marques de Souza &  Francisco Vítor Macêdo Pereira      

                               fabiohispanista@gmail.com

                                vitor@unilab.edu.br

Palavras-chave:    Multiculturalidade - pluriguismo - ensino do espanhol no Brasil

Currículo:   

Fábio Marques de Souza, professor do Departamento de Letras e Artes e do Mestrado em Formação de Profesores da Universidad Estadual da Paraíba (UEPB).

Francisco Vítor Macêdo Pereira, professor do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB).

 Resumo:  É desejável que o professor de espanhol, no Brasil, dê  ênfase à multiculturalidade e ao plurilingüismo, deixando claro que o idioma - que se diz de Cervantes - é o meio de sentir, pensar, escrever, sonhar e fazer arte para mais de quatrocentos milhões de pessoas, que acreditam, têm esperanças, cozinham e vivem ao mesmo tempo em mundos tão distantes e tão próximos do nosso - que nos dizemos brasileiros.

Resumen: Es deseable que el profesor de español, en Brasil, dé énfasis a la multiculturalidad y al plurilingüismo, aclarando a sus alumnos que la lengua - que suele decirse de Cervantes - es el medio de sentir, pensar, escribir, soñar y realizar el arte para más de cuatrocientos millones de personas, que creen, tienen esperanzas, cocinan y viven a la vez en mundos tan lejos y tan prójimos del de los que nos decimos brasileños.

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Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 73

Informações bibliográficas:  Souza, Fábio Marques de &  Pereira Francisco Vítor Macêdo. Multiculturalidad y plurilingüismo latinoamericanos para la enseñanza del español al público brasileño. In: Hispanista, n. 73[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo587.htm

 

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