quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

 

   596

Processo de formação em enfermagem e paradigma da complexidade: articulações necessárias 

Nome do Autor: Marina Patrício de Arruda & Sonia Maria Martins de Melo & Andreia Valéria de Souza Miranda

       marininh@gmail.com

       soniademelo@gmail.com

       andreiavaleriamiranda@hotmail.com

Palavras-chave:  Paradigma da complexidade - processo de formação em enfermagem - reagrupamento de saberes

Currículo:  

Marina Patrício de Arruda, doutora em Serviço Social, pós-doutora em Educação(PUCRS). Professora e pesquisadora junto aos Programas de Pós-Graduação em Educação-PPGE e Ambiente e Saúde-PPGAS\UNIPLAC. Líder do Grupo de Pesquisa GEPESVIDA Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida CNPq/UNIPLAC. E-mail: prof

Sonia Maria Martins de Melo, dDoutora em Educação. Professora da Graduação e do  Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE\UDESC. Líder do Grupo de Pesquisa EDUSEX Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC.

Andréia Valéria de Souza Miranda, mestre em Educação. Doutoranda em Educação pelo PPGE\UDESC. Membro do Grupo de Pesquisa EDUSEX Formação de educadores e educação sexual CNPq\UDESC. Enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde. Docente na UNIFACVEST.

 Resumo: Para compreender a condição humana é necessário abrir espaço para a construção de novos saberes e para a novidade de vida. Esse artigo teve por objetivo relacionar o paradigma da complexidade ao processo de formação em enfermagem e teve como metodologia a elaboração do “estado da questão” como percurso importante para a revisão de artigos recentes sobre o tema.Verificamos a existência de uma lacuna no que tange a utilização dos conceitos da teoria da complexidade na área da Enfermagem, nos últimos três anos de acordo com as buscas realizadas num banco de dados significativo da área da educação. Mas acreditamos que, dado o potencial do pensamento complexo,o processo de formação em enfermagem poderá redimensionar pesquisas e ações de cuidados favorecendo o enfrentamento de um paradigma reducionista para reagrupar saberes e buscar a compreensão do cuidado complexo em saúde. 

Resumen: Para comprender la condición humana es necesario abrir espacio para la construcción de nuevos saberes y  para la novedad de vida. Ese artículo tuvo por objetivo relacionar el paradigma de la complexidad al proceso de formación en enfermería y tuvo como metodología elaboración del “estado da questão” como trazado importante para la revisión de artículos recientes sobre el tema. Verificamos la existencia de una laguna en lo que tañe la utilización  de los conceptos de la teoría de la complexidad en el área de la Enfermería en los últimos tres años según las busquedas realizadas en un banco de datos significativo del área de la educación. Pero creemos que, dado el potencial del pensamiento complejo, el proceso de formación en enfermería podrá redimensionar pesquisas y acciones de cuidados favoreciendo el enfrentamiento de un paradigma de reducción para reagrupar saberes y busquedas a la compreensión del cuidado complejo en salud.

Home-page: não disponível

Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 74

Informações bibliográficas: Arruda, Marina Patrício de & Melo, Sonia Maria Martins de & Miranda,  Andreia Valéria de Souza. Processo de formação em enfermagem e paradigma da complexidade: articulações necessárias. In: Hispanista, n. 74[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo596.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL