quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

   599

 “O meu livro de cada dia”: quais as propostas avaliativas para a escrita alfabética estão presentes nas coleções de língua portuguesa usadas pelos professores do ciclo de alfabetização e o que eles pensam sobre elas? 

Nome do Autor:    Magna do Carmo Silva & Fernanda Gabriely Cardoso Gomes 

                                     magna_csc@yahoo.com.br

                                     nandagcgomes@hotmail.com

Palavras-chave:  Alfabetização - livro didático - avaliação da escrita

Currículo: 

Magna do Carmo Silva, doutora em Educação, coordenadora e professora do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco. Professora pesquisadora da Pós-Graduação em Educação da UFPE. Pesquisa os processos de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, ciclo , alfabetização, prática e formação docente, leitura e escrita, avaliação.

Fernanda Gabriely Cardoso Gomes, graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco. Foi monitora da disciplina Avaliação da Aprendizagem e bolsista PIBIC. Atualmente participa do grupo de Pesquisa sobre os processos de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa.

 

 Resumo: Este artigo buscou analisar as concepções, orientações e propostas avaliativas para a escrita alfabética presentes nas coleções usadas pelos professores no Ciclo de Alfabetização e o que eles pensam sobre elas. A análise documental e as entrevistas mostraram que as concepções, orientações e propostas avaliativas da escrita, apresentavam-se de forma genérica nas coleções e, com isto, acabavam não evidenciando qualidade da obra além de não orientar ao professor.

Resumen:  Este artículo ha buscado analizar los conceptos,  orientaciones y evaluables propuestas para el escrito alfabético y que se hallan presentes en las colecciones utilizadas por los profesores en el ciclo de la alfabetización y lo que piensan sobre ellas. El análisis de documental y las entrevistas mostraron los conceptos, las orientaciones evaluables propuestas de la escritura, presentaronse de una manera genérica en las colecciones y, con esto, no evidenciaban la calidad de la obra además de no guiar al profesor.

Home-page: não disponível

Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 74

Informações bibliográficas: Silva, Magna do Carmo & Gomes, Fernanda Gabriely Cardoso. “O meu livro de cada dia”: quais as propostas avaliativas para a escrita alfabética estão presentes nas coleções de língua portuguesa usadas pelos professores do ciclo de alfabetização e o que eles pensam sobre elas?   In: Hispanista, n. 74[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo599.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL