quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

   603

Consciência crítica latino-americana: superação do pensamento colonizado  

Nome do Autor:               Geraldo Antônio da Rosa & Carla Spagnolo & Sirlei Tedesco

                                     garosa6@ucs.br

                                     carlaspagnolo1@gmail.com

                                      sirtedesco@gmail.com

Palavras-chave:   (Des)Colonização do pensamento - Epistemologias do Sul - Consciência Crítica

Currículo:   

Geraldo Antônio da Rosa, doutor em Teologia pela EST-RS. Pós-Doutor em Humanidades na Universidade Carlos III – Madri Espanha. Professor do Programa de Pós-Graduação na Universidade de Caxias do Sul.

Carla Spagnolo,  Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Pós-Doutorado em Educação.

Sirlei Tedesco,  Universidade de Caxias do Sul-UCS, Doutorado em Educação.

 Resumo: Este artigo pretende elaborar uma crítica do sujeito e sua realidade latino-americana em transitoriedade para um despertar da consciência de si mesmo. A partir de uma análise da constituição da modernidade e suas representações em termos de educação e cultura como processos continuados de colonização, conduziremos para uma imersão em estudos do pós-colonialismo, objetivando situar o sujeito latino-americano efetivamente emancipado. A pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e de natureza qualitativa, toma por base o pensamento da geocultura em Rodolfo Kusch (1999), em diálogo com os princípios da consciência crítica em Paulo Freire (2001), correlacionando às epistemologias do sul de Boaventura de Sousa Santos (2010). Os resultados apontam para o reconhecimento da existência da colonialidade do pensamento como continuidade do processo histórico de opressão dos colonizadores e, a partir dessa constatação, o desenvolvimento de uma nova consciência crítica para a constituição da identidade pautada no ser, saber e estar latino-americano.

Resumen: Este artículo pretende elaborar una crítica del sujeto y su realidad latinoamericana en transitoriedad para un despertar de la conciencia de sí mismo. A partir de un análisis de la  constitución  de la modernidad y sus representaciones en términos de educación y cultura como procesos continuados de colonización, conduciremos para una emersión en estudios del postcolonianismo, objetivando situar el sujeto latinoamericano efectivamente emancipado. La investigación bibliográfica, de carácter exploratorio y de naturaleza cualitativa, toma por base el pensamiento de la geocultura en Rodolfo Busch (1999), en diálogo con los principios de la consciencia crítica en Paulo Freire (2001), correlacionando a las epistemologías del sur de Boa ventura de Sousa Santos (2010). Los resultados apuntan para el reconocimiento de la existencia de la colegialidade del pensamiento como continuidad del proceso histórico de opresión de los colonizadores y, a partir de esa constatación, el desarrollo de una nueva consciencia crítica para la constitución de la identidad pautada en el ser, saber y estar latinoamericano.

Home-page: não disponível

Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 75

Informações bibliográficas: Rosa, Geraldo Antônio da Spagnolo, Carla & Tedesco,Sirlei. Consciência crítica latino-americana: superação do pensamento colonizado . In: Hispanista, n. 75[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo603.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL