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Sentidos atribuidos à prática pedagógica: por uma formação de professores acolhedores

Nombre del Autor: Maria Karine Guasselli de Souza & Marina Patrício de Arruda & Leandro Rogério Pinheiro

                          

                   mrakarine@hotmail.com

                   profmarininh@gmail.com

                   leandropinheiro75@gmail.com

Palabras clave:  Sentidos atribuídos - profesores acogedores - formación de profesores

Currículo:

Maria Karine Guasselli de Souza, máster en Educación y pedagoga por la Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Especialista en Neuropsicopedagogía por Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Profesora efetiva de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Lages, SC.

Marina Patrício de Arruda, postdoctora en Educación por la Universidade Católica do Rio Grande do Sul, graduada en Ciências Sociais, máster y doctora en Serviço Social. En la actualidad profesora y investigadora en el postdoctorado junto a la Universidade de Caxias do Sul (PPGEdu-UCS) y del Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação da Serra Gaúcha (GPFORMA SERRA UCS)

Leandro Rogério Pinheiro, profesor en la Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) y en el Programa de Pós-Graduação em Educação, en la línea temática Trabalho, movimentos sociais e educação. Graduado em Ciências Sociais, máster en Administração por la UFRGS y doctor en Educación por la Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS,  cursillo realizado en la Universidad Complutense de Madrid. 

 

 Resumo: Esse estudo teve como objetivo geral compreender os sentidos atribuídos por bolsistas do PIBID (Programa Instituição de Bolsas de Iniciação à Docência) à prática pedagógica e suas implicações para com a formação de professores. A investigação qualitativa teve como instrumento de coleta de dados entrevistas narrativas problematizadas a partir da análise textual. Os relatos indicaram a necessidade de renovação da prática pedagógica e a formação de professores acolhedores.

Resumen: Ese estudio tuve como objetivo general comprender los sentidos atribuidos por becarios del PIBID (Programa Instituição de Bolsas de Iniciação à Docência) a la práctica pedagógica y sus implicaciones para la formación de profesores. La investigación cualitativa tuvo como instrumento de recolección de datos entrevistas narrativas problematizadas a partir del análisis textuales. Los relatos indicaron la necesidad de renovación de la práctica pedagógica y la formación de profesores acogedores.

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Sobre el texto: Texto insertado en la revista Hispanista no 79

Informaciones bibliográficas: Souza Maria Karine Guasselli de & Arruda, Marina Patrício de & Pinheiro, Leandro Rogério. Sentidos atribuidos à prática pedagógica: por uma formação de professores acolhedores. In: Hispanista, n. 79. [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo636esp.htm

 

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