EDITORIALNº60

Nosso portal está adornado com a imagem de São Sebastião, celebrado em 20 de janeiro. O trimestre que corresponde aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2015 apresenta autores do Brasil, da Espanha e da Venezuela.

Do Brasil:

Ana Kaciara Wildner, doutoranda, mestra em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora de Espanhol e Comunicação e Expressão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.  

Fernanda Lima Jardim Miara, doutoranda e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística, na área de Sociolinguística e Dialetologia e professora/tutora no Ensino a distância e professora de português/língua estrangeira na Universidade do Sul de Santa Catarina.

Gerardo Andrés Godoy Fajardo doutor em Literatura Comparada, mestre em Ciência da Literatura e professor adjunto no Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Krischna Silveira Duarte, doutoranda em Educação, mestre em Educação Ambiental, graduada em Comunicação Social Atua em linguagens audiovisuais, televisão, Educação Ambiental, pedagogia da comunicação, mídia e infância, produção de subjetividade.

Leandra Cristina de Oliveira, professora adjunto de Língua Espanhola e Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina e professora de Pós-graduação em Linguística, de Teoria e análise linguísticas e Linguística Aplicada.

Livia Grotto, doutora pela Universidade Estadual de Campinas, mestre, dedica-se às teorias da tradução literária de escritores-tradutores, sobretudo as de Alfonso Reyes, Jorge Luis Borges, Octavio Paz, Juan Villoro e Fabio Morábito.

Lucielena Mendonça de Lima, doutora em Filologia Hispânica pela Universidade de Oviedo, Espanha, e pós-doutorado em Linguística aplicada pela Universidade de Brasília. É professora de Espanhol na Universidade Federal de Goiás e coordenadora do programa de parcerias universitárias de graduação de línguas espanhola e portuguesa do MERCOSUL na UFG.

Manoel de Andrade, poeta, pesquisador e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no Exterior.

Da Espanha:

Fidel García Martínez, doutor em Filosofia e Letras, pesquisador da Obra de San Juan e de Santa Teresa. Catedrático de Língua e Literatura, licenciado em Ciências Eclesiásticas.

Da Venezuela:

Alexis Márquez Rodríguez, crítico literário e professor da Universidad Central de Venezuela.

Em VIDA&POESIA, Manoel de Andrade apresenta Os poetas não morrem.

Em CRIAÇÃO, temos Krischna Silveira Duarte com Educação desordeira: poéticas das infâncias em vídeo-arte.

Em ESTUDOS LINGUÍSTICOS, temos:

Leandra Cristina de Oliveira, Ana Kaciara Wildner e Fernanda Lima Jardim Miara com Gramaticalização e variação na expressão de futuro em espanhol.

Lucielena Mendonça de Lima com Representações sobre ensino-aprendizagem de inglês e espanhol em um grupo de discussão na internet: (des)prestígio e facilidade para aprender.

Em ESTUDOS LITERÁRIOS, temos:

Fidel García Martínez com Santa Teresa en su centenario.

Gerardo Andrés Godoy Fajardo com O Mito das Amazonas.

Livia Grotto com Durante o ultraísmo: Borges e  Gómez de la Serna.              

Em WEBLÍNGUA, Aléxis Márquez Rodríguez explica Gente, Curul, Daño.

Agradecemos aos autores que participaram do número 60 de Hispanista e rogamos a São Sebastião, pela Igreja Católica e Oxossi, pela Umbanda, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, que nos guie sempre.

 Suely Reis Pinheiro