EDITORIAL Nº71

Nosso portal está adornado com a imagem de  de Santa Úrsula, celebrada no dia 21 de Outubro. O trimestre que corresponde aos meses de Outubro, Novembro e Dezembro apresenta os seguintes autores: 

Da Argentina:

Fernando Sorrentino, professor de Língua e Literatura. Seus últimos libros de contos são Costumbres del alcaucil (2008), El crimen de san Alberto (2008), El centro de la telaraña (2008), Paraguas, supersticiones y cocodrilos (2013). Possui dois volumes de entrevistas: Siete conversaciones con Jorge Luis Borges (1974) y Siete conversaciones con Adolfo Bioy Casares (1992).

Do Brasil: Denise Marcos Bussoletti, graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas, mestre e doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, professora associada da UFPel.

 Carlos Roberto Sabbi, bacharel em Administração de Empresas. Especialista em Gestão de Pessoas e Formação Holística de Base, com aperfeiçoamento em Consultoria Empresarial e Gestão Pública. Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Doutorando em Educação pela UCS.

Eliana Maria do Sacramento Soares, bacharel, licenciada e mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas – SP, doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – SP. Atua como professora e pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul.

 Geraldo Antônio da Rosa, doutor em Teologia pela Faculdades EST-RS. Pós-Doutorado em Humanidades pela Universidade Carlos III, de Madrid – ES. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Gracineia dos Santos Araújo, doutora em Espanhol: Lingüística, Literatura e Comunicação pela Universidad de Valladolid (España), mestre em Filologia Hispânica pelo Instituto de Lengua, Literatura y Antropología por el Centro de Ciencias Humanas y Sociales, CSI (Madrid-España),  Diploma de Estudios Avanzados en Literatura Española e Hispanoamericana-Universidad de Salamanca-España.

Kevyn de Araújo Silva, graduando em Letras - Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq).

Krischna Silveira Duarte, doutora em Educacão pela Universidade Federal de Pelotas, bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.

Manoel de Andrade, poeta, pesquisador e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no Exterior.

Michele Apolonio de Oliveira, graduanda em Letras - Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). 

Vagner de Souza Vargas, doutorando em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), bolsista CAPES, Bolsista CAPES, doutorado Sanduíche (PDSE) na Universidade de Lisboa, ator, licenciado em Teatro.

Valdecy de Oliveira Pontes, estancia Postdoctoral em Estudos da Tradução (UFSC); doutorado em Linguística (UFC); mestrado em Linguística Aplicada (UECE), licenciatura em Letras – Português-Espanhol (UFC). Professor do Curso de Letras-Espanhol (UFC).  

Em VIDA&POESIA, Manoel de Andrade apresenta Infância .

Em CRIAÇÃO, temos:  Fernando Sorrentino com Reinserción en la sociedad.

Em ESTUDOS LINGUÍSTICOS, temos:

 Valdecy de Oliveira Pontes, Kevyn de Araújo Silva e Michele Apolonio de Oliveira com O tratamento dado à variação linguístisca nos livros de Língua Espanhola selecionados pelo PNLD 2017                                          

Em ESTUDOS LITERÁRIOS, temos: 

Denise Marcos Bussoletti, Krischna Silveira Duarte e Vagner de Souza Vargas com Casas na fronteira: rastros de uma jornada.

Geraldo Antônio da Rosa, Eliana Maria do Sacramento Soares e Carlos Roberto Sabbi com Olhar fundamentalista no contexto da biopolítica contemporânea: algumas articulações com as ideias do pensamento sistêmico.

Gracineia dos Santos Araújo com “El pueblo en la cara”: rasgos identitarios del hombre rural en la obra Viejas historias de Castilla la vieja, del escritor Miguel Delibes. Agradecemos aos autores que participaram do número 71 de Hispanista e pedimos as bênçãos na fé de Santa Úrsula.

 

   Suely Reis Pinheiro