EDITORIAL Nº73

Nosso portal está adornado com a imagem de Santa Inês de Montepulciano, celebrada em 23 de abril. O trimestre que corresponde aos meses de abril, maio, junho de 2018 apresenta os seguintes autores: 

Do Brasil:

Denise Marcos Bussoletti, professora de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, doutora em Psicologia, professora associada da UFPel, graduada en Psicología.   

Cynthia Valente, escritora e professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no ensino de Literatura Hispânica e Literatura Infantil. Mestre em Literatura e doutora em Literatura Hispano-americana pela Universidade de Sevilla, Espanha.

Fábio Marques de Souza, professor do Departamento de Letras e Artes e do Mestrado em Formação de Profesores da Universidad Estadual da Paraíba.

Francisco Vítor Macêdo Pereira, professor do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira .

Guilherme Griesang, graduação em História pela Universidade Federal da Integração latino-americana.

Job Lopes Guilherme, doutor em Letras com área de pesquisa em Literatura Comparada. Integrante dos Grupos de pesquisa: Poéticas do Imaginário e Memória e Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens. Professor da Universidade Federal da Integração latino-americana.

Krischna Silveira Duarte, professora substituta no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas, doutora em Educação pela mesma universidade. Pesquisadora no Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade.  Mestre em Educação Ambiental.

Lucas Felipe, graduação em Letras/Espanhol pela Universidade Federal da Integração latino-americana.Manoel de Andrade, poeta, pesquisador e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no Exterior.

Tatiani Müller Kohls, mestra em Antropologia, doutoranda em Educação, integrante do Núcleo de Arte, Linguagem e Subjetividade da NALS/UFPe PPGE/FaE – UFPel, doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Valdecy de Oliveira Pontes, pós-doutorado em Estudos da Tradução, doutorado em Linguística, mestrado em Linguística Aplicada, licenciatura em Letras – Português-Espanhol. Professor do Curso de Letras-Espanhol em la UFC. Pesquisador do grupo de pesquisa SOCIOLIN.

Wellington R. Fioruci, doutorado em Letras na área de Literatura Comparada, pós-doutoramento e é professor no curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.dimir Alcântara Fernandes, graduado em Letras - Espanhol pela Universidade Federal do Ceará.

Da Espanha:

Saturnino Valladares, mestre em Didática de Língua e Literatura Espanhola. Licenciado em Filologia Hispânica. É autor de quatro coletâneas. Tem publicado em numerosos jornais e revistas, trabalha como professor de Espanhol na Universidade Federal do Amazonas. 

Em VIDA&POESIA, Manoel de Andrade apresenta: O Ano de 1968: Uma revisão - 2ª/4ª parte: A Passeata dos Cem Mil

Em CRIAÇÃO, temos:

Krischna Silveira Duarte, Denise Marcos Bussoletti Tatiani Müller Kohls com Narrativas das infâncias: uma história oral tramada a partir dos sonhos.

Wellington R. Fioruci com  Um peixe no gelo, de Ricardo Piglia.

Em ESTUDOS LINGUÍSTICOS, temos:

Fábio Marques de Souza e Francisco Vítor Macêdo Pereira com Multiculturalidad y plurilingüismo latinoamericanos para la enseñanza del español al público brasileño. 

Valdecy de Oliveira Pontes e Wladimir Alcântara Fernandes com El análisis de las formas de futuro en el libro Cercanía Joven.

Em ESTUDOS LITERÁRIOS, temos:

Cynthia Valente com Literatura e jazz en “el perseguidor” de Júlio Cortázar.

Job Lopes, Guilherme Griesange Lucas Felipe com Literatura e História: a ditadura na Argentina e a reconstrução do passado.

Saturnino Valladares com O amor  fou: un homenaje a L'amour fou de André  Breton.

Agradecemos aos autores que colaboraram com o número 73 de Hispanista e pedimos a Santa Inês de Montepulciano que lance seu olhar caridoso para todos nós.

Suely Reis Pinheiro