EDITORIAL Nº80
Nosso portal está adornado com a imagem do Cristo Milagroso. O trimestre que corresponde aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2020, apresenta os seguintes autores:
DO BRASIL
Débora Leite de Oliveira, graduada em Letras, mestranda do programa de pós-graduação em Linguística Aplicada- Posla (UECE)
Ester Abreu Vieira de Oliveira, professora Emérita da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pertence a Instituciones culturales APEES, IHGES, AEL, AFESL, AITENSO, ABH .
Fábio Marques de Souza, professor do Departamento de Letras e Artes e do Mestrado em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba .
Manoel de Andrade, poeta, pesquisador e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no exterior.
Maria Mirtis Caiser, professora aposentada da Univrsidade Federal do Espírito Santo, atua como professora voluntária do Programa de Pos-Graduação em Letras -Ufes.
Raquece Mota Honório Cruz, graduada em Letras Português/Inglês, especialista em Educação Inclusiva. Professora e Intérprete de Libras, mestranda do programa de pós-graduação em Linguística Aplicada.
Renata Chaves Lopes, graduada em Letras, especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa - mestranda em Linguística Aplicada.
Rogério Back, graduado em Letras – Espanhol, especialista em Compreensão de Textos e Tradução da Língua Espanhola, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná).
DA ARGENTINA
María Laura Grosso, professora de espanhol na Itália. Trabalhou como professor de espanhol na Argentina e Coréia do Sul. Concluiu o doutorado na língua das pessoas com TEA, na Universidade de Studi di Padova. Professora titular no Instituto Abrangente de Mestrino, Padova, Itália.
DA COSTA DO MARFIM
Lambert Aka, doutor, em linguística descritiva, semiólogo, parasiólogo e lexicólogo na Língua Espanhola. Publicou um livro sobre o ensino de provérbios espanhois em língua bilingue espanhola/francesa.
Seydou Koné, poeta, escritor, doutor pela Universidade Complutense de Madrid em Língua Espanola, Teoria da Literatura, Literatura Comparada e Filologia Espanhola. Atua na Ecole Normale Supérieure d’Abidjan.
DO MARROCOS
Adil Barrada, doutor em Filologia Hispânica por UAM, hispanista e professor de Linguística e Tradução na Universidad Mawlay Ismail de Mequínez (Marrocos). Seu campo de investigação abarca estudos históricos e literários e interculturais na área da tradução no âmbito ibérico e mediterrâneo.
EM VIDA&POESIA
Manoel de Andrade com O genocídio indígena na América Latina (4-4) - a revolta indígena do Peru.
EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Adil Barrada com El reto traductológico de las locuciones entre el árabe y el español.
Débora Leite de Oliveira Renata Chaves Lopes e Raquece Mota Honório Cruz com Os estudos em linguística aplicada no Brasil.
Fábio Marques de Souza com Resgatando histórias e tecendo narrativas a respeito do ensino da língua espanhola nos centros de estudos de línguas do governo do estado de São Paulo.
Lambert Aka e Seydou Koné Lambert Aka com La enseñanza de los refranes españoles a los aprendices francófonos: una herramienta para revalorizar las culturas de Costa de Marfil.
María Laura Grosso com Didáctica inclusiva de la lengua española en la escuela secundaria para estudiantes con TEA.
EM ESTUDOS LITERÁRIOS
Ester Abreu Vieira de Oliveira e Maria Mirtis Caiser com Sobre la resistencia femenina en la narrativa de Laura Esquivel, Rima Vallibona, Alicia Yánez Cossío e Isabel Allende.
Rogério Back com Una casa constantemente tomada.
Agradecemos aos autores que colaboraram com o número 80 de Hispanista e pedimos ao Cristo Milagroso que nos proteja.
SUELY REIS PINHEIRO