quixotemarca.jpg (3492 bytes) cabeçalho.gif (32232 bytes)

Bem-vindo à  revista Hispanista! 

HISPANISTA - Vol II - no 5 - abril-maio-junho - 2001
Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil - Fundada em abril de 2000
ISSN 1676-904X 

Editora geral: Suely Reis Pinheiro - Direção de arte: José A. B. Carvalho 

QUEM SOMOS

 

EDITORIAL

 Palavra da Editora
 Suely Reis Pinheiro

ESTUDOS LITERÁRIOS

El hipertexto.  Hoy aventura, ¿mañana, orden?
Ana María Bocca, Patricia Compagnoni y Sonia Bierbrauer

As novas tecnologias e o livro tradicional aparentemente estão dissociados. A partir deste artigo que propomos, convidamos a refletir sobre estes dois conceitos de acordo com os preceitos de Guillermo de Torre em sua obra "La aventura y el orden"   

Las tres novelas en una novela de Carlos Fuentes
José Andrés Rivas

O autor deste artigo propõe três possíveis leituras do romance La campaña do escritor mexicano Carlos Fuentes. No conjunto de obras de Fuentes, La campaña pertence ao tempo romântico e se passa nos anos da Independência sul-americana. Segundo o autor, diante da gesta da Independência houve três atitudes: primeiro, uma visão idealizada, a seguir, uma visão de desilusão e, finalmente, uma reescritura crítica. O romance de Fuentes estaria inscrito nesta última corrente. Para dotá-la desta reescritura crítica, Fuentes escreveria seu romance com uma falta de distância histórica com a qual desacralizaria seu tema. A partir deste ponto, o autor do artigo analisa as possíveis leituras do romance de Fuentes como uma viagem histórica, como uma viagem de iniciação e aprendizagem ou como uma metáfora antropológica.

Mujer y diccionario: lo femenino en  los ejemplos lexicográficos 
Esther Forgas Berdet

O componente ideológico do dicionário reflete a organização estrutural do mundo e da sociedade do lexicógrafo ou do grupo social de que faz parte. Neste artigo, ao rever três dicionários representativos das três últimas décadas da vida social espanhola, estudaremos a visão particular do universo feminino que se apresenta nos exemplos lexicográficos, comprovando assim a evolução da imagem social da mulher espanhola ao longo de trinta anos.

El símbolo elemento nuclear en la prosa retórica de Sanjuán de la Cruz Llama de amor viva
 
Fidel García Martínez

 O presente artigo tem por finalidade analisar o valor do símbolo na prosa retórica de San Juan de la Cruz em LLama. Tradicionalmente a prosa de San Juan de la Cruz tem sido marginalizada da preferência dos estudiosos, capitalizando o interesse dos mesmos pela lírica de San Juan de la Cruz, que é, sem dúvida, universal.  Toda a prosa de Llama, obra síntese do sistema místico-teológico sanjuanista, se organiza estilística e retoricamente em torno ao símbolo, elemento nuclear do ornamento. 

O Brasil e a Guerra Civil Espanhola: Participação de brasileiros no conflito
Paulo Roberto de Almeida

Artigo de natureza histórica sobre a participação de brasileiros, majoritariamente pertencentes ao Partido Comunista, na guerra civil espanhola e sobre o contexto político-diplomático do conflito espanhol. Baseado em pesquisa original feita em fontes primárias, sobretudo em entrevistas e questionários com ex-combatentes e seus familiares, e em consulta às fontes secundárias disponíveis sobre o assunto, o trabalho constitui um dos primeiros levantamentos sobre o envolvimento de combatentes voluntários brasileiros nos episódios militares daquela guerra civil, com destaque para sua participação nas Brigadas Internacionais.

 

Juan Ruiz y la Parodia Pictórica de Bosch y Bruegel
Suely Reis Pinheiro

Bosch e Bruegel prolongam um viés normativo que se evidencia na memória da cultura hispânica, ao retomarem, quase dois séculos depois, a temática da obra de Juan Ruiz, o Arcipreste de Hita. Ilustram esses artistas, parodicamente, em suas pinturas, a cena medieval, cheia de utopias e temores, ancorada na moral e na religião, fruto do pensamento "claroscuro" da Idade Média, no seu aspecto mais ambíguo.

OPINIÃO

Brasil-España - una relación consolidada pero incompleta
 Bruno Ayllón
O artigo tem a finalidade de chamar a atenção para os problemas nas relações entre a Espanha e o Brasil oferecendo elementos para a reflexão e dados sócio-econômicos que ajudem a caracterizar a falta de plenitude de uma relação aparentemente consolidada.   

WEBLÍNGUA

El búho - El caballo - La mosca
Alexis Márquez Rodríguez
O autor apresenta uma série de pequenos artigos em que estuda elementos da linguagem.

NORMAS

Normas para envio de artigos

CONSELHO

Conheça os membros do Conselho Editorial

CORRESPONDENTES

Conheça os nossos Correspondentes no Brasil e no Exterior

NÚMERO ATUAL DA REVISTA HISPANISTA

Visite o número atual

NÚMEROS ANTERIORES DA REVISTA HISPANISTA

Visite nossos números anteriores

PORTAL HISPANISTA

Retorne ao portal