HISPANISTA - Vol XIV - nº 55 - Outubro  - Novembro - Dezembro de 2013
Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil - Fundada em abril de 2000
ISSN 1676-904X
Editora geral: Suely Reis Pinheiro
QUEM SOMOS
EDITORIAL
Vida&Poesia 

                 Bandeiras e máscaras

            Manoel de Andrade

 O poema Bandeiras e máscaras retrata as manifestações populares que marcaram o ano de 2.013, colocando o dedo nas chagas sociais do Brasil. Num tempo em que o poder político e econômico ocupa todos os espaços democráticos, é alentador ver os poetas cantar a saga das massas conquistando as vias públicas para lutar pelos seus direitos e denunciar a corrupção e as desigualdades. Eis o recado que nos o poema com seus versos, ante o exemplo de que, ao papel das redes sociais, deve unir-se a arte e a literatura para que a dimensão histórica dessa indignação possa gestar uma nova consciência de cidadania e uma força cultural capaz de impugnar o poder corrompido das velhas elites.

CRIAÇÃO

Produção de subjetividade infantil: mídia alternativa e educação ambiental

                       Krischna Silveira Duarte     

Nesta pesquisa-ação-participante objetivamos estimular a criticidade de crianças em relação às imposições midiáticas e relacionar com a qualidade de nossas relações ambientais. A análise de dados mostra que as crianças passaram a compreender a manipulação das subjetividades e traçar paralelos entre serialização midiática, incentivo ao consumo e a degradação ambiental.

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

    Evolución de la interlengua ivoriense  a la luz de las principales teorías sobre el tema

Seydou Koné

A base do nosso estudo é descobrir ou identificar, classificar, descrever, explicar, após uma avaliação ou diagnóstico científico a dificuldade que os alunos, estudantes ou não, os marfinenses francófonos encontram no   processo de aprendizagem e no uso da língua espanhola. O interesse por essa questão da interlíngua (IL) mergulha as suas raízes na minha experiência de ensino através da qual pude observar que a lingüística como uma disciplina autônoma em si pode ser moldada para ser acessível.  Nossa pesquisa tem implicações filogógicas. Por ser um novo domínio para muitas pessoas ainda e, especificamente, para os Africanos como  os  da Costa do Marfim, este trabalho é mais teórico do que prático para  melhor divulgá-lo apoiando-nos nos principais defensores do tema.    

Língua espanhola: caminho rarefeito, ou uma necessidade? A importância do ensino da língua estrangeira no ensino fundamental

  Carlos Alberto Machado e Déris Warmuth

O artigo pretende destacar os principais motivos que levam as pessoas a aprenderem uma língua estrangeira, onde serão também evidenciadas as posições de alguns autores e a proposta sobre o assunto constada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN 9394/96. Ainda se abordará a importância do ensino de uma língua estrangeira na construção da identidade sociocultural do cidadão e finalmente porque a Língua Espanhola tem papel preponderante no Ensino Fundamental, como Língua Estrangeira Moderna.                                                                                 

 

ESTUDOS LITERÁRIOS   

         Tradição e modernidade em Ramón Gómez de la Serna: o absurdo dos objetos em ramonismo (1923)

  Ellen Fernandes dos Santos

               Este trabalho busca refletir como a tradição é acionada com propósitos de renovação e modernidade na cultura espanhola, a partir da leitura do mundo dos objetos presente na obra Ramonismo, do escritor espanhol Ramón Gómez de la Serna (1888-1963

           A poética de Santiago  Montobbio  – um poeta catalão

        Ester Abreu Vieira de Oliveira    

Santiago Montobbio, professor de Direito, confencista e poeta catalão, tem poemas traduzidos em nove idiomas e colaborações em várias revistas. Nota-se em sua obra um equilíbrio entre tradição e ruptura e um diálogo entre o poeta e a poesia contemporânea, prestando, pois, com isso, original contribuição para a poética de nossos dias. Ele se serve da poesia para mudar a vida. Mas não pretende embelezar, santificar ou idealizar o mundo que retrata, pois sua representação não é falsa e nem é verdadeira, mas poética.

          A dignidade do homem e a eloqüência no Humanismo    hispânico do século XVI

Ricardo Hiroyuki Shibata 

O objetivo deste trabalho de pesquisa é examinar o topos da dignidade do homem no século XVI hispânico. É possível observar que esse quadro argumentativo é antes de tudo um elogio das letras e das disciplinas do studia humanistas de matriz claramente humanista.   

 
WEBLÍNGUA

               El DRAE, el diccionario panhispánico de dudas, otros diccionarios
 

Alexis Márquez Rodríguez 

O autor apresenta uma série de pequenos artigos em que estuda elementos da linguagem. 

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