HISPANISTA Vol XXV 95   Janeiro Fevereiro    Março  Abril de 2024 Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil Fundada em abril de 2000
ISSN 1676
904X

Editora geral: Suely Reis Pinheiro
QUEM SOMOS
EDITORIAL
Vida&Poesia 

  Homo Sapiens

Manoel de Andrade

Com que versos pode a poesía cantar o homem e o seu porvir!? Filho do divino amor,  é ele esse viandante incansável, tropeçando a cada passo pelos caminhos  imprevisíveis do destino. Herdeiro do conhecimento, da pre-história ao rumo das estrellas, viaja ainda pelo chão da vida, escravizado  pelas ilusões do mundo. Mas apesar de tudo é o herói que sonha, que espera por uma aurora de luz e de concórdia, que busca por uma Terra Prometida e pelo Reino dos Céus na própria alma.

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Os valores aspectuais explicitados na coleção didática vente

Valdecy Pontes & Evenildo Queiroz Santiago & Wygner Mendes da Silva

No presente trabalho, apresentamos uma análise a respeito da abordagem da categoria verbal aspecto, na exposição dos tempos verbais Pretérito Perfeito Composto (PPC) e Pretérito Perfeito Simples (PPS), na coleção didática Vente, destinada ao ensino de Espanhol como língua estrangeira.

Ejemplos del multilingüismo en la documentación  española sobre el Brasil (ss. XXVI-XIX)

                                        Eliabe Procópio  

Este artigo discute o multilinguismo presente na documentação escrita em espanhol e conservada em arquivos espanhóis, com especial atenção à língua espanhola e portuguesa. Para tanto, fundamenta-se em Clyne (1998) e apresenta exemplos de interferência, transferência e mixagem linguística retirados dessa documentação americana, que trata do Brasil nos séculos XVI a XIX.                                                     

ESTUDOS LITERÁRIOS 

 Con la de palo

                                      Fernando Sorrentino

O narrador é destro mas joga como ponta esquerda em um time de futebol de seu bairro. Em tal posição participa de uma partida que, embora  além de simples aficionados, possui as mesmas asperezes e artimanhas das do futebol profissional. De maneira que ele comete a imprudência de debochar de um jogador da equipe rival, o que desencadeia, no campo de jogo, uma sucessão de grandes represálias por parte do jogador  que sofreu zombaria. Mas as violências não terminam no campo, e sim acabam em um final ambíguo e, possivelmente, trágico.

Nazistas na Amazônia nas pegadas da Alemoa de  Ilko Minev: objetos e os monumentos  da barbarie

 Antonia Natalina Da Silveira Corrêa & Alessandra Fabricia Conde Da Silva   

Nas pegadas da Alemoa, quarto romance de Ilko Minev, a família Hazan, segue o rastro de objetos ligados à história de nazistas na Amazônia. Este trabalho tem por finalidade estudar estes objetos considerados por nós como “monumentos da barbárie”, termo usado por Walter Benjamin (1994), encontrados no livro Nas pegadas da Alemoa de Ilko Minev

 Aburrih está a barlovento

Omar Aouni Túnez

O protagonista Aburrih (em árabe quer dizer o pai do vento) conta sua vida desde a juventude até a idade madura. Foi despedido da escola por trapaças no exame do "bachillerato", parou por alguns anos, quando começou a trabalhar como funciionário no Ministério de Assuntos exteriores. Casou-se com Zina, uma viznha e viveram com sua mãe e seu irmão gêmeo  Jawher. Depois de algum tempo deixou a casa para Jawher, e a seguir para sua mãe. Por sua má conduta no Ministério foi  também despedido de seu trabalho. Porque ficou em dinheiro não pôde pagar o aluguel, o dono da casa onde vivia com sua mulher botou ele para fora. Então abandonou sua mulher por não ter casa e se dedicou ao roubo nos ônibus, restaurantes e estações de trens. Despois do roubo passou à mendicância e a viver em uma caverna no bosque. Na última parte do conto  Aburrih decidiu abandonar a mendicância e dedicar-se a tratar partes do bosque, onde plantou todo tipo de árvores até  virar um agricultor conhecido na região. Por pura casualidade, se encontrou com Zina sua esposa e decidiram viver juntos em uma casa luxuosa.

NORMAS

Normas para envio de artigos
CONSELHO

Conheça os membros do Conselho Editorial

CORRESPONDENTES

Conheça os nossos Correspondentes no Brasil e no Exterior

NÚMERO ATUAL DA REVISTA HISPANISTA

Visite o número atual

NÚMEROS ANTERIORES DA REVISTA HISPANISTA
Visite nossos números anteriores
PORTAL HISPANISTA
Retorne ao portal

 

  Janeiro Janeiro