EDITORIAL Nº74

Nosso portal Nosso portal está adornado com a imagem de São Miguel Arcanjo, celebrada em 29 de setembro. O trimestre que corresponde aos meses de julho, agosto e setembro, de 2018 apresenta os seguintes autores: 

Do Brasil:

André Silva Oliveira, graduado em Letras/Espanhol e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Ceará. Doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Ceará. Integra o Grupo de Estudos em Funcionalismo (GEF/UFC) e atua na linha de Descrição e Análise Linguística.

Andreia Valéria de Souza Miranda, mestre em Educação, doutoranda em Educação pelo PPGE\UDESC. Membro do Grupo de Pesquisa EDUSEX Formação de educadores e educação sexual CNPq\UDESC. Enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde. Docente na UNIFACVEST.

Cléber José Silveira da Costa, estudante de doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Denise Marcos Bussoletti, professora de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, doutora em Psicologia, professora associada da UFPel, graduada en Psicologia.  

Fernanda Gabriely Cardoso Gomes, estudante de graduação em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco. Participa do grupo de Pesquisa sobre ensino e aprendizagem do Português. Estudante de graduação em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco.

Ivana Ferigolo Melo, doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui Suficiencia Investigadora en Literatura Española e Hispanoamericana por la Universidad de Salamanca. É professora titular de Literaturas de Língua Espanhola na Universidade do Estado do Mato Grosso.

Juliana Roldão Bittencourt, mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL), Especialista em Neuroaprendizagem pela Universidade do Norte de Paraná (UNOPAR); Graduada em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Leandro Haerter, doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).

Magna do Carmo Silva, doutora em Educação, coordenadora e professora do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco. Professora pesquisadora de Pós- Graduação em Educação da UFPE. Pesquisa os métodos de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, ciclo, alfabetização, prática e formação docente, leitura e escrita, avaliação.

Manoel de Andrade, poeta, pesquisador e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no Exterior.

Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa UNESP - Araraquara. Professora Adjunta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL). Líder do GP Discurso Pedagógico. Docente Permanente do Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia (MPET) e da Licenciatura em Computação(LCOMP).

Marina Patrício de Arruda, doutora em Serviço Social, pós-doutora em Educação(PUCRS). Professora e pesquisadora junto aos Programas de Pós-Graduação em Educação-PPGE e Ambiente e Saúde-PPGAS\UNIPLAC. Líder do Grupo de Pesquisa GEPESVIDA Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida CNPq/UNIPLAC.

Mayara Landin de Oliveira, estudante do quarto ano do Curso de Letras – Habilitação Português/Espanhol e respectivas Literaturas da Universidade do Estado do Mato Grosso. Ao longo do curso desenvolveu estudos sobre a representação da identidade através da literatura.

Nadja Paulino Pessoa Prata, Mestrado e Doutorado em Linguística pelo PPGL/UFC (2007/2011). Professora Adjunto IV de UFC, vinculada ao Departamento de Letras Estrangeiras. Atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística PPGL/UFC, na linha de pesquisa de Descrição e Análise Linguística.

Sonia Maria Martins de Melo, doutora em Educação. Professora da Graduação e do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE\UDESC. Líder do Grupo de Pesquisa EDUSEX Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC.

Victória Glenda Lopes Batista, estudante de Mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Ceará. Integra o Grupo de Estudos em Funcionalismo e atua principalmente em pesquisas na linha de Descrição  e Análise Linguística, especificamente na análise da Língua Espanhola desde uma perspectiva funcionalista.

Do Uruguai: 

Washington Daniel Gorosito, licenciado em Sociologia da Educação. Pós-graduação em Ensino Universitário. Mestre em Ciências com Especialidade em Sociologia. Catedrático universitário, jornalista, conferencista, poeta, ensaista e pesquisador. Recebeu prêmios de jornalismo, ensaio, conto e poesia em vários países. Participou de 18 antologias literárias.

Em VIDA&POESIA, Manoel de Andrade apresenta: O ano de 1968: uma revisão - 3ª/4ª parte: partidão versus foquismo. 

Em CRIAÇÃO, temos:

Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas e Juliana Roldão Bittencourt com Programa bolsa-família: reflexões entre a teoria e prática. 

Marina Patrício de Arruda, Sonia Maria Martins de Melo e Andreia Valéria de Souza Miranda com Processo de formação em enfermagem e paradigma da complexidade: articulações necessárias. 

Em ESTUDOS LINGUÍSTICOS, temos:

Magna do Carmo Silva e Fernanda Gabriely Cardoso Gomes com   “O meu livro de cada dia”: quais as propostas avaliativas para a escrita alfabética estão presentes nas coleções de língua portuguesa usadas pelos professores do ciclo de alfabetização e o que eles pensam sobre elas?

Nadja Paulino Pessoa Prata, André Silva Oliveira e Victória Glenda Lopes Batista com Modalidade e construção discursiva em Língua Espanhola: a deonticidade e a volitividade em discursos de investidura.

Em ESTUDOS LITERÁRIOS, temos:

Washington Daniel Gorosito Pérez  com  Dos Ensayos: Don Quijote: intelectual y revolucionário.El guiño de Don Eulalio y el Quijote en Guanajuato - México.   

Leandro Haerter, Denise Marcos Bussoletti e Cléber José Silveira da Costa com Entre os tambores brasileiros e o candombe uruguaio: entre-lugares possíveis e outras histórias. 

Agradecemos aos autores que colaboraram com o número 74 de Hispanista e pedimos a São Miguel Arcanjo que com seu poder divino nos abençoe e proteja.

Suely Reis Pinheiro