EDITORIAL Nº75

Nosso portal está adornado com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, do pintor Peter Paul Rubens, celebrada em 08 de dezembro. O trimestre que corresponde aos meses de outubro, novembro e dezembro, de 2018 apresenta os seguintes autores: 

Do Brasil:

Camila Miranda Machado, licenciada em Letras - Espanhol, mestranda em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual do Ceará e membro dos grupos de Estudos GP-LEER.

Carla Spagnolo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Pós-Doutorado em Educação. 

Geraldo Antônio da Rosa, doutor em Teologia pela, pós-doutor em Humanidades na Universidade Carlos III – Madri. Professor do Programa de Pós-Graduação na Universidade de Caxias do Sul.  

Gracineia dos Santos Araújo,  professora da Universidade Federal de Integração Latinoamericana. É doutora em  Linguística, Literatura e Comunicação, mestre em Filologia Hispânica pelo Instituto de Lengua, Literatura y Antropología.

Manoel de Andrade, poeta, pesquisador e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no Exterior.

Raquel da Silva Ortega, professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz. Doutora em Estudos Literários Neolatinos. Possui experiência no ensino e pesquisa de Língua Espanhola, Cultura e Literaturas Hispânicas.

Simone Silva do Carmo, doutora em Letras Neolatinas – Literaturas Hispânicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, mestra e especialista pela mesma instituição. Professora de Espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Sirlei Tedesco, Universidade de Caxias do Sul-UCS, doutorado em Educação.   

Da Costa do Marfim:

Seydou Koné, Maître de Conférences em Língua Espanhola, doutor pela Universidad Complutense de Madrid em Língua Espanhola, Teoria da Literatura, Literatura Comparada e Filologia Espanhola. Atua na Ecole Normale Supérieure d’Abidjan.

Da Espanha:

Santiago Montobbio, licenciado em Direito e em Filologia Hispânica, poeta e professor da UNED. Sua poesia foi traduzida em vários idiomas e publicada em vários países.

Em VIDA&POESIA, Manoel de Andrade apresenta: O ano de 1968: uma revisão - 3ª/4ª parte: partidão versus foquismo. 

Em CRIAÇÃO, temos:

Santiago Montobbio com Poesía en Roma.  

Em ESTUDOS LINGUÍSTICOS, temos:

Seydou Koné com Comunicación sincrónica y asincrónica en el proceso de prendizaje/adquisición del español con referencia a Costa de Marfil.

Em ESTUDOS LITERÁRIOS, temos:

 Raquel da Silva Ortega com O esperpento de Valle-Inclán e a deformação da narrativa     

Gracineia dos Santos Araújo com Migrar como alternativa de progreso: apreciaciones en torno a la novela El camino, del escritor español Miguel Delibes.

Camila Miranda Machado com A contribuição da análise do discurso crítica para a construção do termo letramento crítico.  

Simone Silva do Carmo com A Linguagem cronístisca de Juan Villoro: uma forma d.e resitência.

Geraldo Antônio da Rosa, Carla Spagnolo e Sirlei Tedesco com Consciência crítica latino-americana: superação do pensamento colonizado . 

Agradecemos aos autores que colaboraram com o número 75 de Hispanista e pedimos a Nossa Senhora da Conceição  que ela auxilie nosso caminhar.

Suely Reis Pinheiro