EDITORIAL Nº82

 

Nosso portal está adornado com a imagem de Nossa senhora das Dores do pintor da Nova Espanha, Nicolás Enriquez, venerada no mês de setembro. O trimestre que corresponde aos meses de julho, agosto e setembro de 2020, apresenta os seguintes autores: 

DO BRASIL:

Fabiana Oliveira de Souza, doutoranda e mestra em Letras Neolatinas. Graduação em Letras Português-Espanhol e Especialização em Literaturas Portuguesa e Africanas. É Professora Substituta da Graduação em Letras Português-Espanhol do ILE/UERJ.

Germana Ponce de Leon Ramírez, doutora e mestra em Geografia, professora titular do Mestrado Profissional e Educação na UNASP-EC. Pesquisadora, atuando no campo de conhecimento da geografia humana com enfoque sobre a diversidade étnica e cultural e ensino de geografia.

Manoel de Andrade, poeta, pesquisador e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no exterior.

DO CHILE:

Jorge Carrasco, professor e escritor com vários livros publicados, poesia, contos, romances e um livro de artigos literários. O livro de artigos, com titulo Neruda desde mi tiempo...

DO MARROCOS:

Adil Barrada, doutor em Filologia Hispânica. É hispanista, pesquisdor e professor de Linguística e Tradução na Universidad Mawlay Ismail de Mequínez (Marrocos). Seu campo de investigação abarca estudos históricos, literários e interculturais na área da tradução no âmbito ibérico e mediterrâneo.

DA TUNÍSIA:

Yakoub Abidi, doutor em Literatura Espanhola, ex professor de Filologia Hispânica na Universidad Central Privada de Tunez (Escuela de Letras, Artes y Ciencias de Comunicación). Bolsa para mestrado de Literatura Europeia Comparada na Universidad de Murcia.

EM VIDA&POESIA

Manoel de Andrade com Ecce  homo.

EM CRIAÇÃO

Jorge Carrasco com Rodolfo Walsh, operación rescate.

EM ESTUDOS LITERÁRIOS

Adil Barrada com Los moriscos entre la expulsión y la acogida.

Fabiana Oliveira de Souza com Das villas às livrarias: poesia e insurgência de César González.

Germana Ponce de Leon Ramírez com Entrelace entre aprendizagem e o papel social do afro-brasileiro representado em uma obra infanto-juvenil. 

Yakoub Abidi com Un estudio comparativo del experimentalismo en los personajes principales de la modificación de Michel Butor y Rayuela de Julio Cortázar.

Agradecemos aos autores que colaboraram com o número 82 de Hispanista e pedimos a Nossa Senhora das Dores as suas graças, para que possamos converter as lutas em vitórias e as dores em alegrias.

 Suely Reis Pinheiro