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         Para comprender mejor la
    realidad caribeña: tres lenguas europeas y una peripecia en común 
 Sergio Serrón Martínez 
         
        
     
         Neste artigo, esboçamos os acontecimentos que levaram as três linguas européias
    (espanhol, francês e inglês) a expandirem-se, em pouco mais de 500 anos, pelos mais
    remotos lugares do mundo, os pontos de encontros e desencontros, um esboço da situação
    atual e, finalmente, uma descrição lingüística de nossa área de influência: o
    Caribe. Como fica evidente,  nos situaremos em um plano histórico, social e
    cultural, de política lingüística e educativa e, fundamentalmente, de planificação. 
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         La verdad y la
        ficción en el Quijote a partir de su prólogo 
        
        Ester Abreu Vieira de Oliveira 
         
         
        A importância da obra cervantina nos proporciona questionar, a partir do
    prólogo do Quixote, parte de um livro que se considera como verdade absoluta do
    autor, o aspecto do romance centrado no ser e parecer, enfatizando a verdade e a mentira,
    a história e a ficção. Objetivamos apresentar esta obra porque nela aparece claramente
    essa questão. Reunir em um texto a verdade e a mentira, a história e a ficção, ao
    mesmo tempo em que faz uma narrativa parece ser a técnica de Cervantes para comprovar a
    "verdade". Com o recurso da ironia, este escritor, desde o prólogo do Quixote
    nos ensina como se faz um romance. 
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         La guerra
        silenciosa, de Manuel Scorza: poesía, crónica y parodia 
        Juan González Soto 
         
        O
    romancista e poeta Manuel Scorza escreve durante a década de setenta um ciclo narrativo,
    La guerra silenciosa. São cinco os romances: Redoble por Rancas (1970), Garabombo, el
    invisible (1971), El jinete insomne
    (1977), Cantar de Agapito Robles (1977) e La tumba del relámpago (1979). Na composição
    deste ciclo surgem duas excepcionais novidades. Por um lado, a revitalização do
    indigenismo literário, por outro, a criação de um cosmos cheio de imaginação e de
    ironia. Este artigo pretende mostrar que Manuel Scorza conseguiu uma perfeita conjunção
    entre os vários elementos temáticos e construtivos que  integram este ciclo de
    romances.  
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         Vozes da Sedução,
        do Picarismo e da Negritude  
         Suely
        Reis Pinheiro
         
        Três autores levam a marca da tradição picaresca
    espanhola, aliada à sedução e à negritude: os brasileiros Aluísio Azevedo e Jorge de
    Lima e o cubano Nicolás Guillén. Mostra-se a sedução do negro na inovação
    comportamental dos personagens de Aluísio Azevedo e na rebelião do discurso poético de
    Nicolás Guillén, ao desarticular a linguagem hegemônica do colonizador. A voz de Jorge
    de Lima resgata a complexidade existencial e racial do negro e aglutina os aspectos
    inovadores dos citados autores. 
         
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         Los cien nombres
        de nuestra América 
         Tito
        Drago 
        
         
        A pesar das solenes declarações espanholas de irmandade com os países de fala
    espanhola e portuguesa da América, na Espanha ainda existe uma confusão a respeito de
    como se deve denominar a região latino-americana. Em alguns meios de comunicação, mas fundamentalmente nas esferas oficiais, predomina a
    expressão Iberoamérica, com uma  inocultável pretensão de hegemonia. Neste
    artigo se fundamenta a razão da denominação de América Latina e se outorga à de
    Iberoamérica um sentido diferente, ja que nela se englobam os países americanos e
    europeus de fala portuguesa e espanhola. 
          
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         Tres
        inexactitudes acerca de la lectura 
         Edgar Allan
        García 
         
        Não
        ler não significa ignorância: há povos ágrafos mienários e
        contemporâneos donos de uma grande sabedoria. Cada dia se lê mais, porém
        há muitas leituras possíveis diferentes da visão oficial sobre o
        tema. A tão ansiada criatividade não está nas academias e sim na
        poesia, e também nas ruas. É hora de transgredir os axiomas
        mais trilhados. 
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