Fingimentos
José Carlos Avellar
O cinema, a questão
aqui aparece de modo bem claro, não é o que olhamos, é o olhar. Quem vê
está consciente do ponto de vista de onde vê. Quem vê um filme recebe não
um sentimento igual ao dos personagens que vivem a cena, mas sim o
sentimento da pessoa que por trás da câmera torna a cena visível.
Enquanto vê um filme o espectador não se limita a fazer um recenseamento
dos objetos que compõem o cenário e dos gestos e palavras dos
personagens. A ação na tela é uma projeção do olhar do realizador, ou
do personagem através do qual ele narra a história. É um estímulo para
o olhar do espectador. O cinema é bem este momento em que se cruzam os
olhares da pessoa que fez o filme e da pessoa que vê o filme.
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ESTUDOS
LINGÜÍSTICOS
Los
manuales brasileños para la enseñanza del E/LE: Algunas reflexiones
sobre la competencia comunicativa desarrollada por los mismos
Lucielena
Mendonça de Lima
Este trabalho
refere-se à análise de materiales para o ensino de E/LE. Os comentários
e primeiras conclusões que apresentamos fazem parte de um projeto de
pesquisa intitulado "la competência comunicativa desenvolvida a
partir dos livros didáticos para o ensino de E/LE publicados por editoras
brasileiras". O objetivo principal de nosso projeto é observar se os
manuais analisados levam ou não ao desenvolvimento da competência
comunicativa. Apresentaremos quatro critérios teóricos que usamos para
realizar a análise e as referências dos treze manuais brasileiros com os
que estamos trabalhando.
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Cantinflas:
la parodia del lenguaje picaresco en el cine
Suely Reis
Pinheiro
À
luz dos conceitos de Linda Hutcheon sobre la paródia se
objetiva apontar como o cinema pode ser un meio conformador da linguagem,
ao apresentar vários registros do discurso. Com la sedução que o
personagem Cantinflas exerce sobre los espectadores, fica muito fácil
ler, mesmo que seja sob a desconstrução dal linguagem culta e erudita,
muitos sinais apontados para os problemas político-sociais.
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Literatura
y cine: Bodas de Sangre de Lorca
Maria
de Lourdes Martini
Bodas de
Sangre na perspectiva de três criadores: Lorca,
Gades y Saura. O tratamento da tragédia na dança flamenga e no cinema. O
que se elimina da obra teatral
e o que se observa segundo as características da outra arte.
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Carlitos:
o gestual no neopícaro
Suely Reis Pinheiro
A
partir do estudo da tipologia de Greimas, o personagem Carlitos é
analisado segundo sua gestualidade corporal. A linha paródica que dá
origem à pluralidade do personagem Carlitos abre
espaço para circular a sua gestualidade orgiástica, em diálogo com o
trapaceiro pícaro e o utópico Quixote. Na complexidade estrutural da paródia
entre o cinema mudo e a obra literária é, sobretudo, pela linguagem
gestual, que se põe a nu a transcontextualização paródica.
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La
india mexicana en el ensayo de Gabriela Mistral: feminismo
y género
Julio
Aldinger Dalloz
O artigo analisa um dos mais conhecidos ensaios de Gabriela
Mistral - La Silueta de India - tentando pôr em relevo as idéias
mistralianas quanto às questões de gênero e feminismo.
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