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       Fingimentos 
      José Carlos Avellar 
       
      O cinema, a questão
      aqui aparece de modo bem claro, não é o que olhamos, é o olhar. Quem vê
      está consciente do ponto de vista de onde vê. Quem vê um filme recebe não
      um sentimento igual ao dos personagens que vivem a cena, mas sim o
      sentimento da pessoa que por trás da câmera torna a cena visível.
      Enquanto vê um filme o espectador não se limita a fazer um recenseamento
      dos objetos que compõem o cenário e dos gestos e palavras dos
      personagens. A ação na tela é uma projeção do olhar do realizador, ou
      do personagem através do qual ele narra a história. É um estímulo para
      o olhar do espectador. O cinema é bem este momento em que se cruzam os
      olhares da pessoa que fez o filme e da pessoa que vê o filme.
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       ESTUDOS
      LINGÜÍSTICOS 
       
      Los
      manuales brasileños para la enseñanza del E/LE: Algunas reflexiones
      sobre la competencia comunicativa desarrollada por los mismos 
      Lucielena
      Mendonça de Lima 
      
       
      Este trabalho
      refere-se à análise de materiales para o ensino de E/LE. Os comentários
      e primeiras conclusões que apresentamos fazem parte de um projeto de
      pesquisa intitulado "la competência comunicativa desenvolvida a
      partir dos livros didáticos para o ensino de E/LE publicados por editoras
      brasileiras". O objetivo principal de nosso projeto é observar se os
      manuais analisados levam ou não ao desenvolvimento da competência
      comunicativa. Apresentaremos quatro critérios teóricos que usamos para
      realizar a análise e as referências dos treze manuais brasileiros com os
      que estamos trabalhando.
       
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       Cantinflas:
      la parodia del lenguaje picaresco en el cine 
      
      
      Suely Reis
      Pinheiro 
       
      À
      luz dos conceitos de Linda Hutcheon sobre la paródia se
      objetiva apontar como o cinema pode ser un meio conformador da linguagem,
      ao apresentar vários registros do discurso. Com la sedução que o
      personagem Cantinflas exerce sobre los espectadores, fica muito fácil
      ler, mesmo que seja sob a desconstrução dal linguagem culta e erudita,
      muitos sinais apontados para os  problemas político-sociais. 
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       Literatura
      y cine: Bodas de Sangre de Lorca 
  
      Maria
      de Lourdes Martini 
      
       
      Bodas de
      Sangre na perspectiva de três criadores: Lorca,
      Gades y Saura. O tratamento da tragédia na dança flamenga e no cinema. O
      que se elimina da obra teatral
      e o que se observa segundo as características da outra arte. 
       
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       Carlitos:
      o gestual no neopícaro 
      
      Suely Reis Pinheiro 
       
      A
      partir do estudo da tipologia de Greimas, o personagem Carlitos é
      analisado segundo sua gestualidade corporal. A linha paródica que dá
      origem à pluralidade do personagem Carlitos abre
      espaço para circular a sua gestualidade orgiástica, em diálogo com o
      trapaceiro pícaro e o utópico Quixote. Na complexidade estrutural da paródia
      entre o cinema mudo e a obra literária é, sobretudo, pela linguagem
      gestual, que se põe a nu a transcontextualização paródica.
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       La
      india mexicana en el ensayo de Gabriela Mistral: feminismo
      y género 
      
      Julio
    Aldinger Dalloz 
       
      O artigo analisa um dos mais conhecidos ensaios de Gabriela
      Mistral - La Silueta de India - tentando pôr em relevo as idéias
      mistralianas quanto às questões de gênero e feminismo.
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