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         HISPANISTA - Vol
        V - no         17 - abril
        - maio - junho de 2004
         
        Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil -
Fundada em abril de 2000  
        
        ISSN 1676-904X
        
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       Editora
      geral: Suely Reis Pinheiro - Direção de arte: José A. B. Carvalho 
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         QUEM
        SOMOS
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         EDITORIAL
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         ESTUDOS
        LINGüÍSTICOS
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       /-R/
      en el español no estánder de la región suroriental cubana 
      Vicente
      Jesús Figueroa Arencibia  
       
      No 
      presente trabalho se propõe analisar o comportamento de /-r/ y
      /-l/ mediais e finais no espanhol não culto de quatro pontos
      povoados da região sul oriental cubana com predomínio de povoação
      negra, a fim de caracterizar estes fonemas, segundo as variáveis
      independentes estabelecidas na investigação. Os resultados se comparam
      com outras modalidades do espanhol, sobretudo com as meridionais
      peninsulares e as caribenhas, com diversas falas afro-hispânicas
      verificadas  nos textos do século XIX, assim como com línguas
      africanas, línguas  crioulas e o kreyol do Haití.
       
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         PRODUÇÃO
        DISCENTE
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       La
      evolución en la percepción del personaje del Don Quijote en el libro El
      Ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha de Miguel de Cervantes
      Saavedra 
      María José
      Schamun 
       
      Tomando
      como ponto de inflexão o episódio de Sierra Morena, a presente análise
      se centra na evolução que o personagem de Don Quijote, sofre na obra de
      Miguel de Cervantes, El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha.
      Tal evolução se baseia na percepção que o personagem demonstra ter do
      mundo  que o rodeia, vinculando-se  rodeia,vinculando-se 
      esse aspecto ao desenvolvimento de sua loucura. 
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          ESTUDOS
        LITERÁRIOS
        
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         Lo
        carnavalesco en  El Quijote de Cervantes: una ilustración con el capítulo
        XX de la Primera Parte 
        Amélie Adde
         
          
        Um
        texto é sempre uma composição intertextual, etimologicamente uma tela
        que reúne fios de textos distintos, en dialogismo muito fascinante. Este
        é o caso do Quixote, que confronta, através da figura do cavalheiro e
        do escudeiro, espaços textuais antitéticos, como o são o cavalheiresco
        e o carnavalesco. Propomos aqui um análise do funcionamento destes dois
        mundos literários e culturais, para mostrar precisamente como se
        interpenetram, desembocando em uma manipulação mútua por parte de ambos
        personagens.
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         La
        ensayística hispanoamericana como espacio de traducción cultural 
        Rita
        de Cássia Miranda Diogo 
         
         Com
        este trabalho pretendemos fazer uma análise do ensaio como um tipo de
        texto essencialmente híbrido. Considerando o substrato plural das
        culturas hispano-americanas, assim como seu contexto sócio-histórico e
        político, que as constitui hoje como pertencentes a países pós-coloniais,
        veremos que o ensaio foi e continua sendo fundamental como um espaço de
        crítica e tradução de tais culturas.
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   Mujeres
        de ojos grandes: uma releitura dos gêneros na América Latina 
  
  Geysa
        Silva 
   
  O olhar diferenciado de Rómulo Gallegos e de Ángeles
        Mastretta sobre o feminino, na América Hispânica, torna evidente as
        diversas perspectivas e visões de mundo, que não só o tempo histórico
        como também a posição de gênero confere ao discurso.Entre a devoradora
        de hombres  e as tias de Mujeres
        de ojos grandes percorre-se um itinerário que vai da condenação
        imposta à Eva até o comportamento libertário das mulheres contemporâneas.
  
    
        
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         El
        Eterno Femenino,
        de Rosario Castellanos 
        María
        Elvira Luna Escudero-Alie 
        
       
        Rosario
        Castellanos revisa e reconstrói a historia mexicana em sua obra de
        teatro El Eterno Femenino e o faz do ponto de vista do
        “Outro”  que, neste caso, é a mulher. A partir dessa perspectiva,
        Castellanos retoma a posição da mulher mexicana nos oferecendo uma
        leitura diferente da história, um espaço onde a mulher mexicana se
        destaca como figura protagonista da fascinante historia de seu país.
        Castellanos se serve da ternura e da ironia em sua esplêndida farsa,
        para que a voz feminina se faça sentir em toda sua magnitude e alcance.
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         Un
        Pastorcito Solo 
        Fidel García Martínez
         
         O
        presente trabalho é uma tentativa de aproximação a um poema memorável
        de San Juan de la Cruz EL PASTORCITO. Tendo como fio condutor uma
        visão integral do poema, que supera a famosa visão que  consagrou
        o grande mestre e poeta Dámaso Alonso, o  trabalho se centra em
        outras dimensões mais teológicas e místicas que apontam aspectos
        menos analisados e mais consistentes em relação ao pensamento mais
        genuinamente cristológico e que se desprende de uma análise em
        profundidade do grande poema sanjuanista, no qual, como demonstrou o P.
        Lucinio R. de la Iglesia, se condensa admiravelmente o Misterio de la
        Cruz MYSTERIUM CRUCIS.
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         WEBLÍNGUA
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         Chusma
        - Cursi - Pecado 
        Alexis Márquez Rodríguez 
        o
        autor
        apresenta uma série de pequenos artigos onde estuda elementos da
        linguagem
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