|
- Eduardo Peñuela Cañizal
Título: "La poesía de Gabriela Mistral "
Año de presentación: 1965
Tutor: Julio García Morejón
- Manoel Dias Martins
Título: "Os sistemas vocálicos do espanhol e do português: estudo
comparativo"
Año de presentación: 1967
Tutor: Julio García Morejón
- Edward Lopes
Título: " Principios y funciones en la novela picaresca española "
Año de presentación: 1970
Tutor: Eduardo Peñuela Cañizal
- Paulo de Carvalho Neto
Título: "La influencia del folklore en Antonio Machado "
Año de presentación: 1971
Tutor: Julio García Morejón
- Mônica Paula Rector
Título: "La obra de Rafael Sanchez Ferlosio: análisis a través del
adjetivo"
Año de presentación: 1972
Tutor: Julio García Morejón
- Mario Miguel González
Título: "El conflicto dramático en Bodas de sangre de Federico García
Lorca"
Año de presentación: 1973
Tutor: Julio García Morejón
- María de la Concepción Piñero
Valverde
Título: "Cristianos y moros en el Poema de Mio Cid: la frontera vista por el
poeta y su relación con las crónicas medievales"
Año de presentación: 08/12/87
Tutor:Julio García Morejón
- Agustín José Martínez
Antonini
Título: Producción intelectual y crítica literaria en América Latina (Contribución al
estudio de la crítica literaria como parte de la historia intelectual
latino-americana)
Fecha de presentación: 04/12/87
Tutor:
Irlemar Chiampi
|
|
- Maria de Lourdes Gasques
Título:"O desengano barroco em Caviedes e Gregório de Matos"
Fecha de presentación: 17/05/91
Tutora: Irlemar Chiampi
Resumen:
O desengano que resulta da soma de conflitos político-econômico e
sócio-cultural registrados no séculoXVII, na Espanha, em Portugal e suas colônias Peru
e Brasil, com os problemas de ordem pessoal (biográfico, cultural, religioso, moral,
etc.) revela-se neste estudo como um sentimento que norteia vários poemas
sátirico-sociais e lírico-amorosos de dois poetas barrocos, Juan del Valle y Caviedes e
Gregório de Matos. Tratando-se de poetas cuja arte esteve voltada mais para a sátira, o
que justifica seus epítetos 'Diente del Parnaso' e 'Boca do Inferno', buscamos, através
de um leitmotiv tradicional, caracterizado na época colonial pelo enfoque barroco
americano, resgatar também o seu aspecto lírico. Procuramos aproximá-los, enfatizando
as diferenças motivadas por várias causas manifestadas através do desengano.
- Vera Mascarenhas de Campos
Título:"Borges em Pessoa: um confronto de Ficções"
Fecha de presentación: 23/10/92
Tutor:
Jorge Schwartz
Resumen:
Desenvolve-se um estudo comparativo entre Jorge Luis Borges e
Fernando Pessoa do ponto de vista dos procedimentos empregados na composição dos textos
que se caracterizam como ficções no primeiro, estas aparecem sob a forma de contos, e no
segundo, de poemas. Para a aproximação de formas dessemelhantes, monta-se um arcabouço
teórico, reduzindo-se as duas categorias a um denominador comum que ocorre como pilar
mestre da obra de ambos: a descentralização do sujeito, negado por ambos, cujas
consequencias será uma criação muito peculiar: os contos de cunho fantástico, em
Borges onde se desfazem os limites entre os gêneros e entre a realidade e a fantasia. Em
Pessoa, as consequências refletem-se na heteronimia, ou seja, em discursos vazados em
múltiplos estilos que não identificam um autor mas numerosos autores. No segundo
capítulo, trata-se da estética do sonho, como se denomina a criação literária,
baseada no fluxo das sensações que serão transformadas nas imagens verbais dos poemas
de ambos os autores. O terceiro capítulo trata das correlações entre os modos de
construção: a sátira, a paródia, a criação de um tempo e espaços infinitos, traços
peculiares a ambos os autores.
- Lygia Rodrigues Vianna Peres
Título:"O maravilhoso no teatro de Calderón de la Barca: sonhos, visões e
aparições"
Fecha de presentación: 27/11/92
Tutor:
Mario Miguel González
Resumen:
A pesquisa acrescenta a bibliografia calderoniana a formalização
da coexistência do maravilhoso cristão e pagão em representação no teatro da
memória. Aprende-se a expressão do maravilhoso considerando a etimologia mirabilia, um:
maravilhas, prodígios, coisas admiráveis e mir (miror, mirari) e speculum, speccio,
espelho, expressando-se em sonhos, visões e aparições, decorrência do pensamento
escolástico, medieval e renascentista, neoplatônico, modalizando a cenografia do
maravilhoso cristão e pagão.
|
|
- Heloísa Costa Milton
Título: "As histórias da história. Retratos literários de Cristóvão
Colombo
Fecha de presentación: 14/12/92
Tutor:
Mario Miguel González
Resumo:
O trabalho objetivou o estudo do tratamento literário dado a
Colombo e sua história em quatro romances hispânicos deste século: En busca del Gran
Kan (Blasco, Ibanez), No serán las Indias (Luisa Lopez Vergara), El arpa y
la sombra (Alejo Carpentier), Los perros del paraiso, com base nas hipóteses:
1) o tratamento dado a Colombo e sua história nos romances espanhóis é basicamente
exaltativo; 2) o tratamento dado a Colombo e sua história nos romances hispano-americanos
é basicamente paródico. Tais procedimentos, resultantes de uma posição ideológica
frente ao descobrimento, tornam-se visíveis no uso/invenção da com a linguagem, que
conforma cada âmbito literário. Os romances espanhóis são realizações dos cânones
tradicionais do romance histórico. Eles vão ao encontro dos dados fornecidos pela
historiografia para reivindicar, com exclusividade, os méritos da façanha do
descobrimento para a Espanha. Nos romances hispano-americanos, a paródia revira com humor
os dados da história oficial, em benefício da invenção de outra história, a que
escapa a aparência dos fatos.
- Sossi Amiralian
Título: "Alicia Ghiragossian - Uma armênia na América"
Fecha de presentación: 07/01/93
Tutora:
María Lidia E. Neghme Ruzza
Resumen:
A tese apresenta a obra poética de Alicia Ghiragossiau, filha de
imigrantes armênios na Argentina, que atualmente vive em Los Angeles, escreve em
armênio, espanhol e inglês, sobre temas existenciais, esotéricos e nacionalistas. Sua
obra abrange 24 volumes. Nosso trabalho desenvolve o perfil bioliterário e bibliográfico
de A. G. Demonstrando as diferentes tendências literárias, resultantes de suas
convicções e vivências; suas buscas metafísicas ou metadimensionais, como ela mesmo as
denomina, sua busca de identidade ou raízes armênias e suas reivindicações,
participando das questões atuais do renascimento político da Armênia. A linguagem
utilizada é simbolista e muitas vezes, de técnica vanguardista. Assim, essa primeira
parte da tese apresenta um panorama geral de sua obra, demonstrando seus aspectos
temáticos, conceituais e técnicos. No corpo da tese, estudam-se alguns poemas
representativos da temática armênica, analisando-se a consciência histórica de que sua
obra se reveste e apontando, assim, a armenidade e a metadimensionalidade que permeiam
toda a sua obra. Na parte final, um apêndice anexo a tese, traduções, ilustrações,
cartas, reportagens, títulos e homenagens, enfim, todo um material que comprova embora
internacionalmente conhecida e ainda pouco conhecida no Brasil.
- Maria Augusta da Costa Vieira Helene
Título: "Obliqüidades do engenhoso cavaleiro Dom Quixote de la Mancha -
Auto-referencialidade textual e construção da personagem"
Fecha de presentación: 12/03/93
Tutor:Mario Miguel González
Resumen:
A partir da década de cinquenta, aproximadamente, um debate se
impôs no interior da crítica cervantina: a leitura realista passou a contestar a
interpretação romântica do Quixote que ressalta o caráter trágico e simbólico
do cavaleiro. Preocupadas em destacar o cômico, os críticos realistas privilegiam a
paródia das novelas de cavalaria. Ambas abordagens são parciais pois generalizam
aspectos da obra, não se detendo nas diferenças. Através do estudo das diferenças
entre a primeira e a segunda parte, encontra-se no Quixote de 1615 procedimentos
narrativos mais voltados para a construção do romance como gênero literário do que
para a paródia das novelas de cavalaria. Um desses procedimentos é a
auto-referencialidade textual que se realiza através da inclusão do próprio leitor da
primeira parte no universo ficcional. Este recurso, além de favorecer o questionamento
das possibilidades narrativas da obra, amplia os domínios do narrador em relação à
construção da personagem, arriscando um olhar indiscreto em direção à interioridade e
favorecendo o aparecimento das dúvidas de Dom Quixote a respeito de sua capacidade para
restituir ao mundo a ordem da cavalaria andante.
|
|
- Maria Teresa Cristófani de Souza
Barreto
Título: "O dito interdito de Virgilio Piñera"
Fecha de presentación: 30/04/93
Tutor:
Jorge Schwartz
Resumen:
A tese rastreia a concepção de literatura exercitada pelo cubano
Virgilio Piñera (1912-1979). Trata de esbocar uma poética do autor, através da análise
de toda sua obra, composta de contos, romances, poesia, teatro, critica literária e
polêmicas. Demonstra como o escritor executa uma literatura totalmente avessa ao
esteticismo da época, personificado no neobarroco de Lezama Lima. O resultado são
textos, como o próprio Piñera denomina, frios, exíguos, que impedem a palavra e o
dizer: trata-se de uma poética da vazante, que, em lugar da proliferação, estabelece o
cerceamento, seja ele do narrador, dos personagens, da narração, da narrativa, até
mesmo da crise. A tese percorre o caminho deixado principalmente pelo narrador, e faz
certas constatações. Em primeiro lugar, não existem certezas quanto a natureza dessa
entidade: ela nem sempre é ficcional, e muitas vezes bandeia-se, sem-cerimônia, para o
lado da verdade autobiográfica, que, por sua vez, sera falsificada. Em segundo, não se
pode falar em crise em Piñera. Seus textos tem a segurança e a certeza de quem tudo sabe
e tem a função de ensinar aos leitores: principalmente, ensinar-lhes que não há
saídas, que seu fim éarder lindamente no inferno que eles mesmos construirão. Mas sem
qualquer resquício de moralidades ou julgamento.
- Lidia do Valle Santos
Título: "Kitsch e cultura de massa na América Latina"
Fecha de presentación: 12/05/93
Tutora: Irlemar Chiampi
- Graciela Inés Ravetti de Gómez
Título: "Tras las huellas del cazador: imaginarios sociales en las novelas de
Haroldo Conti"
Fecha de presentación: 20/04/95
Tutora: María Lidia E. Neghme Ruzza
Resumen: :
Os quatro romances de Haroldo Conti, escritor argentino
contemporâneo, como um único grande texto é parte para a construção de um modelo das
estruturas literárias relacionadas ao imaginário do texto a partir dos interesses
intrínsecos do mesmo. Em primeiro lugar, as trajetórias da constituição dos sujeitos
que não suspeitam necessariamente a ordem diacrônica de aparecimento dos romances, mas
que tem a ver com o reconhecimento que fizemos do nascimento e posterior desenvolvimento
de imaginários individuais que surgem e se enraízam em imaginários coletivos e sociais:
o sujeito e suas ilusões constitutivas. Como elemento fundamental da consciência humana,
a imaginação nos revela como essencialmente polissêmica e ambígua, relacionada
especificamente com a percepção, a memória, a invenção do futuro, como uma forma de
separação pela qual representamos as coisas afastadas e conseguimos nos distanciar das
realidades presentes. Rastreamos as marcas textuais dos imaginários individuais e sua
inserção no imaginário coletivo, na história e na cultura de seu tempo. Damos ênfase
a questão dos imaginários de tempo/espaço, do poder e da utopia nos romances de Haroldo
Conti; acreditamos que nos oferecem a possibilidade de uma hipótese lingüistica,
narrativa e ideológica que nos permite desvendar a busca de um novo modo de escritura
referente a um novo modo de pensar a sociedade e a cultura.
|
|
- Suely Reis Pinheiro
Título: "Carlitos: a paródia gestual do herói"
Fecha de presentación: 27/04/95
Tutor:Mario Miguel González
Resumen:
A leitura hermenêutica dos filmes de Charles Chaplin tem por
finalidade analisar o gestual do anti-herói Carlitos que realiza a paródia do herói
modelar - clássico, cavaleiresco e burguês. A gestualidade do personagem é colocada em
diálogo com o orgiasmo, com a picaresca e com a utopia quixotesca. Na sátira, o
espectador infere a denúncia das opressões e da condição do homem na sociedade
contemporânea. O personagem vagabundo é incorporado na neopicaresca.
- Antonio Roberto Esteves
Título: "Lope de Aguirre: da história para a literatura "
Fecha de presentación: 11/08/95
Tutor:
Mario Miguel González
Resumen:
Na linha comparatista, o trabalho propõe-se a estudar como o
conquistador basco Lope de Aguirre, que se revelou contra o soberano espanhol no século
XVI, aparece como protagonista de vários romances em língua espanhola no século XX.
Normalmente tratado como traidor vil e sanguinário pelo discurso historiográfico, Lope
é humanizado, e até mesmo claramente reivindicado, pela literatura. Nesse sentido,
pode-se dizer que, como leitora privilegiada dos signos da historia, a literatura é cerne
de renovação, subvertendo o discurso histórico. O trabalho divide-se basicamente em
três partes. Na primeira se discute a natureza e as transformações sofridas pelo
romance histórico, essa forma onde se nota mais claramente a intersecção entre os
discursos histórico e literário. A segunda apresenta um panorama da presença de Lope no
discurso historiográfico. A terceira, por sua vez, mostra a presença de Lope como
personagem ficcional. Inicialmente, apresenta-se um panorama geral de sua presença em
várias obras ao longo da literatura, para fixar-se, depois, nos 4 romances que constituem
o corpus do trabalho. São eles: El camino de el dorado (1947), do venezuelano
Arturo Uslar Pietri; La aventura equinoccial de Lope de Aguirre (1964), do espanhol
Ramón José Sender; Daimon (1978), do argentino Abel Posse; e Lope de Aguirre,
príncipe de la libertad (1979), do também venezuelano Miguelotero Silva.
- Magnólia Brasil Barbosa do
Nascimento
Título: "O diálogo impossível: o romance de Miguel Delibes como representação da
sociedade espanhola no franquismo"
Fecha de presentación: 09/08/96
Tutor:Mario Miguel González
Resumen:
Este trabalho é o resultado de uma leitura crítica da obra do
escritor espanhol Miguel Delibes. Nela, o extrato social integra-se a estrutura formal da
narrativa e exerce, ali um papel significativo como um elemento da arquitetura textual, de
tal modo que só se atinge a compreensão da obra ao fundir texto e contexto, a
exploração do texto delibesiano evidencia o traço original da ausência do diálogo, da
comunicação num momento particular da história da Espanha: o da era de Franco. Quatro
obras selecionadas: Cinco horas con Mario, Las guerras de nuestros antepasados,
Cartas de amor de un sexagenario voluptuoso e Señora de rojo sobre fondo gris,
produzidas em diferentes décadas: 60, 70, 80 e 90, dão suporte a investigação, elas
revisitam momentos quase sempre coincidentes do passado recente espanhol e iluminam
amplamente a trama que esta análise pretende destecer. Constituem a base para a
comprovação da hipótese de que o componente social é um elemento ativo que, na
análise profunda das relações sociais e dos fatos recentes da Espanha, dá forma ao
texto. Essas obras são, ainda, a matéria-prima para a comprovação da tese de que o
romance de Miguel Delibes, ao recuperar a imagem da sociedade no franquismo, evidencia e
denuncia o fato de que o diálogo era impossível naquele período histórico.
|
|
- Laura Janina Hosiasson
Título: "Guerra del Pacífico: literatura e historias de la nación"
Fecha de presentación: 11/10/96
Tutor:Jorge Schwartz
- Lívia Maria de Freitas Reis
Teixeira
Título: "Contar/Contar-se: ficção feita de histórias e História"
Fecha de presentación: 25/04/97
Tutora: María Lidia E. Nehme Echeverría
- Rúbia Prates Goldoni
Título: "Quem tem medo de Valle-Inclán? Forma e ideologia nos bastidores da cena
espanhola contemporânea"
Fecha de presentación: 03/06/97
Tutor: Mario Miguel González
- Marcia Paraquett Fernandes
Título: "Destru(r)ir (Riso e vozes múltiplas em Jaguar en llamas, Arturo
Arias)"
Fecha de presentación: 26/09/97
Tutor:Mario Miguel González
- Alai Garcia Diniz
Título: "Máquinas, corpos, cartas: imaginários da Guerra do Paraguai"
Fecha de presentación: 01/10/97
Tutor: Jorge Schwartz
- Sandra Trabucco Valenzuela
Título: "Gabriela Mistral e Poema de Chile"
Fecha de presentación: 25/09/98
Tutora:
María Lidia Enriqueta Neghme Echeverría
|