HISPANISTA - Vol
VIII - no 30 -
julho
- agosto - setembro de 2007
|
||
Editora geral: Suely Reis Pinheiro |
||
ESTUDOS LITERÁRIOS | ||
Estrella
de agua o cuando el agua canta. Una lectura de identidad
Registro discursivo de uma rica identidade transnacional é Ëtoile d’eau/
Estrella de agua (Paris L’Harmattan, 2006), de Lady Rojas. Minha
leitura focaliza sua intensa tessitura emocional, que inscreve uma
figura autoral pensante no espaço e no tempo próprios e dos outros. O
sujeito poético fala para si, mas também desenvolve uma estratégia
dialógica que faz patente a filiação, tanto familiar, como criativa.
Assim figura a história pessoal na sociedade e cultura, tanto peruana
quanto canadense, tramando a identidade como um processo de múltiplos
componentes culturais e significados espirituais. |
||
Fátima Couras Os soldados poetas del Renacimiento español entusiasmados por las conquistas territoriales de su país y posteriormente por las conquistas bélicas y sucesivas victorias como la memorable Batalla de Lepanto, afloraran una exacerbación patriótica con la ambición de rivalizar con las obras maestras de Grecia y Roma, ellos que fueron soldados y tomaran las espadas y la pluma al mismo tiempo llegaron las más bellas poesías del Siglo de Oro.
|
Clovis Carvalho Britto Apesar de inúmeros críticos ressaltarem o insulamento literário de Cora Coralina e a própria editora apresentar este discurso nas orelhas de seus livros nas recentes edições, percebemos que muitas de suas estratégias poéticas fazem eco com a tradição literária moderna e modernista. Dos vários pontos de contato de Cora com esta tradição optamos aqui por ressaltar seu diálogo com os obscuros, tornando-se voz dos socialmente destituídos de fala, ação que constitui uma das linhas de força de seu projeto literário. |
La educación en los derechos humanos como plataforma para la convivencia pacífica Wagner Luiz de Menezes Se o homem tivesse consciência de seus valores em relação ao semelhante, não seria necessário falar de Direitos Humanos, seria uma questão de valores inatos em relação à convivência com as diferenças entre os homens. Este artigo apresenta a relação escola e os DDHH, alguns entraves sócio-político-econômicos e perspectivas para o Século XXI. O respeito pelas peculiaridades, muitas vezes não é levado em conta nas relações familiares, então, a escola passa a ser um facilitador das relações humanas. O ensino das diversidades da espécie humana pode auxiliar na convivência no futuro.
|
Juanamanuela y Boca do Inferno en la confluencia de literatura e historia - 2ª parte Cecilia Inés Luque O artigo apresenta o estudo comparativo de Juanamanuela, mucha mujer, (Martha Mercader, Argentina, 1980) e Boca do Inferno, (Ana Miranda, Brasil, 1989) dois romances históricos que recriam a vida de escritores cujos nomes foram para o centro do cânon literário de seus respectivos países. As semelhanças entre ambos romances se apresentam no tema e no gênero literário; as diferenças são estabelecidas pelas relações de poder destacadas por cada escritora nas vidas de seus personagens, como também pelas estratégias narrativas utilizadas para transformar o material histórico em texto ficcional. Realizou-se a análise dos textos a partir das seguintes idéias: as revisões pós-modernas e feministas da história a partir da incorporação dos conceitos de gênero e agência social dos sujeitos subalternos como categorias de interpretação do passado; o auto/biográfico como fonte e discurso da história; o diálogo intertextual entre os romances contemporâneo e as obras de cada escritor/personagem. A análise demonstra que cada texto encarna uma modalidade diferente de memória histórica: Miranda produziu um romance histórico arqueológico; Mercader produziu um romance histórico catártico. |
||
|
||
WEBLÍNGUA |
||
Aléxis Márquez Rodríguez
|
||
NORMAS | ||
Normas para envio de artigos |
Conheça os membros do Conselho Editorial |
Conheça os nossos Correspondentes no Brasil e no Exterior |
NÚMERO ATUAL DA REVISTA HISPANISTA |
Visite o número atual |
Visite nossos números anteriores |
Retorne ao portal |